terça-feira, 16 de setembro de 2014

Idealizadora do Projeto Bibliotecando é premiada pelo Prêmio Laureate Brasil- Jovens Empreendedores Sociais-2014


Idealizadora e coordenadora do Bibliotecando: Re-lendo o mundo, Danúzia Brandão, parceira e voluntária do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social desde 2010, ganha Prêmio Laureate Brasil- Jovens Empreendedores Sociais 2014.
            O Prêmio é um gesto de reconhecimento aos jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam.
A premiação compreende um curso de capacitação em Empreendedorismo Social com duração de dois meses. Acompanhamento e comunicação periódica com os jovens empreendedores de forma individualizada ou por meio de eventos, além de suporte acadêmico das universidades parceira do prêmio, conforme o vínculo da região.
A Premiação dos finalistas acontecerá em novembro na cidade de São Paulo, quando haverá a Certificação do processo de capacitação e a Cerimônia de Premiação no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e entrega de troféu, estimulando outros parceiros a apoiarem os projetos escolhidos.
Segundo Danúzia Brandão, o Prêmio colaborará para a ampliação do conhecimento sobre gestão, Empreendedorismo social e o Negócio social. “Começamos um Processo Formativo on-line, que acontecerá de setembro a novembro, com o intuito de fortalecer e instrumentalizar nossos empreendimentos. Acredito que conquistaremos muitas realizações por meio dele.”
A coordenadora ainda acrescenta, "Tenho muito a agradecer ao Instituto Agronelli que confiou e me apoiou com projeto. Agradeço também aos professores que desenvolveram as ações do Bibliotecando em sala, sem me esquecer dos brilhantes alunos que fizeram maravilhosos trabalhos de releitura e protagonismo no ambiente escolar. Assim como minha família, amigos e parceiros que estiveram e estão ao meu lado desde o início."

 Sobre o Prêmio:

A criação do Prêmio integra dois programas em um único reconhecimento nacional desses empreendedores: o Programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi e o Programa Iniciativa Jovem UnP. Cada um dos Programas articula ações e apoios regionais para as iniciativas locais, por meio da estrutura e da excelência acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi, no Sudeste, e da Universidade Potiguar, no Nordeste. Além das duas universidades, os programas contam também com a parceria da Sylvan/Laureate Foundation e da International Youth Foundation.

Do Projeto premiado
O Bibliotecando: Re-lendo o mundo teve início em 2010 com a parceria do Iades e com a inscrição no HSBC de Solidariedade, ainda como projeto piloto, atendeu em 2011 a 100 alunos. Em 2012, continuou contando com o HSBC e com a parceria da Unesco- Criança Esperança, ampliando suas ações para 396 alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio. Em 2013, o projeto contou com o apoio da Lei de Incentivo Fiscal- Lei Rouanet que beneficiou 523 alunos. Nos últimos 3 anos, o projeto contribuiu para que surgissem 1019 novos leitores na cidade de Uberaba e região, “leitores capazes de entender seu papel protagonista na cidadania participativa e, principalmente, na função de reler o mundo em que estão inseridos e compreender que essas releituras têm a função de colorir cada uma de suas existências”, conta a Coordenadora do projeto.

Relação dos premiados

              
PRÊMIO LAUREATE 2014
QUADRO FINALISTAS SELECIONADOS
REGIÃO SUDESTE
Nome
Projeto
Área de atendimento
Cidade/UF
André Rocha Franco
Rede Socioambiental e cultural do Parauninha
Ambiental e desenvolvimento local
Belo Horizonte/MG
Danúzia Fernandes Brandão
Bibliotecando: Re-lendo o mundo
Educação, leitura e literatura
Uberaba/MG
Flora Bitancourt
Projeto Movimentarte
Educação/Inclusão Social
São Paulo/SP
Gustavo Fuga dos Reis
4YOU2
Educação/Inclusão Social
São Paulo/SP
REGIÃO NORDESTE
Aristanan Pinto Nery da Silva
Promessas Formação e qualificação em   teatro
Inclusão Social
Água Fria/BA
Erick Moisés Moura Barros
Território Potiguar
Educação
Natal/RN
Návila Teixeira
Novo Jeito
Inclusão Social
Recife/PE
Silmara Rodrigues da Costa
Novos Valores
Educação
Natal/RN
REGIÃO NORTE
Kennedy Ferreira da Silva
Acadêmicos da alegria
Educação/Inclusão Social
Manaus/AM
Rojefferson da Silva Moraes
Na Tora Produções
Educação/Inclusão Social
Manaus/AM





2 comentários:

Anônimo disse...

Linda danuzia brandao

Anônimo disse...

Parabéns Danuzia! E ao Instituto Agronelli, pelo apoio ao Projeto.

Postar um comentário