quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Seminário discute o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

A rede de proteção da criança e do adolescente será tema no evento integrado “I Seminário do Sistema de Garantida dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba e o IV Simpósio da Rede de Proteção Social da Criança e do Adolescente, em Uberaba”, que acontecerá dia 22 de outubro, de 8h às 17h, no  Anfiteatro Mário Pimenta Camargo (Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba) End.: Av. Dom Luiz Maria de Santana, 141 – Bairro Santa Marta – Uberaba.
Vários parceiros contribuíram para a realização do evento entre eles a Roda de Conversa, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-Comdicau, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEDS e Prefeitura Municipal de Uberaba a Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM e Promotoria da Infância e Adolescência.

O intuito do Seminário é alinhar as informações e sensibilizar os gestores que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente-SGDCA para a necessidade de fortalecer e integrar os serviços prestados pela Rede Socioassistencial em Uberaba. Além disso, garantir o apoio dos mesmos para estimular a adesão e participação dos profissionais de suas instituições no curso de capacitação voltado à Rede, que será realizado em 2015.

Na programação estão previstos pela manhã uma palestra magna com Murillo José Digiácomo, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOPCA/MPPR) com o tema “Proteção integral e Atuação em rede: desafios, fundamentos e estratégias” e uma mesa de debate sobre a “Consolidação do SGDCA em Uberaba: os “nós” que nos une” com a participação de Paulo  Roberto  de  Souza  Vidal -  Representando a Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais e André Tuma Delbim Ferreira, Promotor da Infância e Adolescência de Uberaba e coordenador do Coordenadoria  Regional das Promotorias de Justiça da infância Juventude e Educação do Triângulo Mineiro. À tarde Wanderley Abadio de Oliveira falará sobre “Território e violência contra criança e adolescente: o lugar das políticas públicas” seguido de três comunicações orais com os temas “A formação do profissional no acolhimento de demandas do SGD”, “Promoção de saúde: experiências multidisciplinares” e A proteção social básica e a cidadania dos adolescentes”.

O público estimado para o evento é de 300 pessoas entre conselheiros tutelares e de políticas públicas; trabalhadores, gestores, usuários da rede de atendimento o SGDCA e acadêmicos da área de Uberaba e Região.
As inscrições para participação e apresentação de trabalhos podem ser feitas pelo site da UFTM  Informações: (34) 3332-3737 - (COMDICAU)




Tudo começou quando...
Em 2013 um grupo composto por seis instituições do terceiro setor iniciou a realização mensal de reuniões entre os educadores e gestores de projetos com o intuito de discutir os desafios e trocar experiências vivenciadas cotidianamente nas instituições. O grupo foi crescendo e com o apoio dos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba houve maior mobilização da instituições/órgãos, ampliando o número de atores sociais participantes desses encontros. Foi assim que surgiu a Roda de Conversa, nome dado às reuniões mensais que acontecem durante todo o ano no município de Uberaba/MG.
A ideia inicial da Roda de Conversa era mobilizar diferentes atores sociais para dialogar e interagir entre si, trazendo as fragilidades e desafios enfrentados no exercício de suas profissões. Além disso, encontrar soluções para os problemas apresentados referentes aos serviços e atendimentos realizados pela Rede de Proteção Social. Atualmente vários profissionais participam da Roda de Conversa e trazem para discussão demandas de diferentes áreas: Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social etc.
Desde o início de 2014 as reuniões ganharam força através da participação ativa e comprometida dos profissionais. Isso provocou transformações positivas na ideia inicial da Roda, e o que antes era discussões e ideias começaram a virar projeto de ação. Desse modo, foi necessária a formatação de pequenas comissões para discutir diferentes demandas e organização/elaboração de projetos e ações. Assim foram criadas quatro comissões: de Fluxo, de Pesquisa, de Gestão e de Estudo de Casos.
A concordância coletiva dos integrantes da Roda, sobre o primeiro passo, a ser dado no enfrentamento dos problemas atuais da Rede de Proteção foi a realização de um curso de capacitação para nivelar o conhecimento de todos e estabelecer um fluxo no atendimento. E foi assim, que a Comissão de Fluxo, coordenada por Lilia Cristina Coelho preparou o projeto a partir de um prévio diagnóstico, até chegar na formatação do “I Seminário do Sistema de Garantida dos Direitos da Criança e do Adolescente em Uberaba em parceria com a UFTM, no IV Simpósio da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Uberaba” que lançará o curso para 2015.
Programação Prévia
22 de outubro de 2014
Manhã – Auditório da PMU


8h00 – 8h30
Credenciamento e café
8h30 – 8h45
Apresentação Cultural
8h45 – 9h00
Abertura oficial
Autoridades municipais, dos órgãos públicos e privados
9h00 – 10h00
Conferência de abertura:
Conferencista: Murillo J. Digiácomo (Promotor Público no Paraná)
Tema sugerido: Proteção integral e Atuação em rede: desafios, fundamentos e estratégias
Mediador: Mariangela Terra Branco de Camargos - IADES
10h00 – 10h40
Apresentação do projeto de capacitação aos gestores e coordenadores do SGD local
Lilia Cristina Coelho – IADES
10h40 – 12h00
Mesa redonda: Consolidação do SGDCA em Uberaba: os “nós” que nos une.
Apresentador 1: Dr. André Tuma Delbim Ferreira (Promotoria da Infância e Juventude)
Apresentador 2: Paulo Vidal (Frente de defesa da Criança e do Adolescentes de Minas Gerais)
Conferencista: Dr. Murillo Digiácomo
Mediador: Ailton de Souza Aragão - UFTM
12h00 – 13h30
Intervalo para almoço

Tarde – Auditório da PMU

Hora
Atividade
13h30 – 14h10
Palestra
Tema sugerido: Território e violência contra criança e adolescente: o lugar das políticas públicas
Palestrante: Wanderley Abadio de Oliveira - Psicólogo/Doutorando em Saúde Pública
Mediador: Marli Assis – Vara de Família
14h30 – 16h00
  Sessão de Comunicações Coordenadas.
Áreas temáticas:
§  Promoção de saúde: experiências multidisciplinares
§  A formação do profissional no acolhimento de demandas do SGD
§  A proteção social básica e a cidadania dos adolescentes
Coordenadora Sessão: Silene Baroni Coordenadora CRAS Décio Moreira

15h50  Alienação Parental
Dra. Miralda Dias Dourado de Lavor - Promotora de Justiça, responsável pela Promotoria de Família.

16h30
Sessão de encerramento
Comissão Organizadora / Comissão de Fluxos (Em cada uma das Sessões)

0 comentários:

Postar um comentário