quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Peça teatral resgata cultura nordestina

A cultura do norte e nordeste brasileiro, tendo com base a forte figura feminina das duas regiões, será tema de espetáculo neste sábado (06), no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), em duas apresentações, que acontecem às 16h e às 20h.  “As Bailarinas do Norte”, do Grupo Teatral Ria, tem a proposta de contemplar e regatar a identidade cultural nordestina. A apresentação conta com o apoio do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades).

Formado por atores de Uberaba, o Grupo Ria contará a história de duas mulheres, Adelaine e Edileide, que compartilham de vários sonhos, coincidências e alegrias. É o que explica a atriz da peça, Andrea Souto. Segundo ela, as vidas das duas personagens se cruzam na rodoviária e a partir deste encontro, elas criam uma relação de casos e desencontros na disputa por território e sonhos. “Esta apresentação é uma ótima oportunidade para as pessoas tomarem contato com o trabalho que resgata a cultura do norte e nordeste. A peça é interessante, pois enfatiza a realidade da migração, através de uma trajetória de poesia, música, frustrações e dificuldades pelos quais os imigrantes sofrem”, observa a atriz.

Para o grupo, a construção deste trabalho foi muito gratificante, pois a elaboração do roteiro, dos personagens e todo o clima da trama, exigiu um intenso aprofundamento. “Este foi um bom desafio para todo o grupo. Nós conciliamos a arte à educação através do lúdico, da interatividade, da criatividade e do fazer artístico como processo de construção dos valores humanos. Acreditamos que a arte aliada à educação é um forte instrumento de transformação social e cultural”, observa Andrea.

A coordenadora do Iades, Mariângela Camargos, conta que é importante incentivar os trabalhos e projetos de Grupos como o Ria. “Pois através da arte e da educação é possível contribuir para a formação de cidadãos críticos. E o teatro é um exercício de cidadania, além de contribuir para a ampliação do repertório cultural”, destacou.


Os interessados em conferir a apresentação “As Bailarinas do Norte”, podem adquirir os ingressos no TEU ou na Academia Dançarte, pelos valores de R$ 10,00 (inteira) ou R$ 5,00 (meia).  A apresentação terá a duração de 40 minutos. 







0 comentários:

Postar um comentário