quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Vereadores Mirins e protagonistas participam de Oficina de Comunicação

Uma das próximas etapas do trabalho dos Vereadores Mirins e alunos protagonistas da Escola Estadual Presidente João Pinheiro será a confecção de um Jornal Mural, ideia apresentada pela jornalista Monica Cussi, na terça-feira (10), durante a Oficina de Comunicação, pelo projeto Aprender a Transformar do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social.
A conversa começou com o tema “O que é Comunicação?” e se estendeu por discussões de como ela se manifesta no dia-a-dia, por meio do corpo, do olhar, das palavras, das imagens. 
Monica também mostrou alguns termos usados no jornalismo, indicando como funciona a confecção de uma notícia e como a informação deve ser divulgada. Para ela, o trabalho realizado pelos alunos dentro da escola deve ser registrado, e a ideia de um Jornal Mural vai coincidir com a necessidade da comunidade interna. “Eles estão fazendo um trabalho legal, mas nem todos sabem disso, então vamos colocar essas informações no mural e ensiná-los a fazer comunicação, usando os recursos disponíveis no momento”, analisa. 
A discussão continuou com a formatação do projeto e a escolha do nome foi um dos momentos mais divertidos da tarde, de acordo com a jornalista. O grupo já tem denominação “Protagonistas de uma Nova Geração” e o nome do Jornal Mural ficou definido como Ger@ção P (de protagonistas). 

Após a polêmica escolha, cada componente do grupo ficou responsável por realizar uma parte do projeto e na próxima semana, Monica vai dar continuidade ao trabalho com eles, fazendo a correção dos textos para, posteriormente, iniciarem a montagem do Mural.
"A Educomunicação é uma ferramenta que todas as escolas podem utilizar, sendo que ela desperta nos alunos a vontade de mostrar o seu talento e as suas produções. É um caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens", completa a jornalista. 
A professora Rosana, uma das incentivadoras do projeto na Escola João Pinheiro conta que adorou a oficina, porque ela sempre teve vontade de fazer algo parecido, mas não tinha conhecimento e segurança suficientes para ensinar aos alunos. 
Lilia Coelho, coordenadora do projeto Aprender a Transformar, sabe como os alunos Vereadores e os protagonistas são participativos e tem certeza de que farão um trabalho interessante também na área da Comunicação. Paralelamente, os Vereadores Mirins estão fazendo visitas, como na próxima terça-feira (17), à Prefeitura de Uberaba. 







0 comentários:

Postar um comentário