sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Contação de histórias na escola de Surdos



Na Escola para Surdos Dulce de Oliveira, os alunos se divertiram com a contação de histórias do livro "A Máquina Maluca". Confiram:



Relatório: Projeto Biblioteca Itinerante Alternativa – Ensino Fundamental II
Escola: Escola para Surdos Dulce de Oliveira
Coordenadora Pedagógica: Vivian Zerbinatti da Fonseca Kikuichi
Professoras responsáveis pelo projeto: Florence Alves Pereira de Queiroz e Vivian Zerbinatti da Fonseca Kikuichi
Público participante: alunos do 5º ao 8º Ano do Ensino Fundamental – contraturno

Roda de leitura: Ler é um prazer!
Livro: A Máquina Maluca – Ruth Rocha

Como tudo aconteceu... As professoras iniciaram a conversa explicando que contariam uma história muito interessante e divertida. E começaram explorando a capa do livro pedindo que os alunos identificassem o nome do livro e o nome da autora, esta iniciativa pode parecer corriqueira, mas, para o aluno surdo é importante sempre frisar este tipo de informação. 
Em seguida, as professoras contaram a história em língua de sinais, alternado entre elas a verbalização e a sinalização. Em seguida, fez-se uma interpretação “oral” da história pedindo para que os alunos apontassem os fatos mais relevantes da história contada. Os alunos citaram alguns fatos e estes foram listados no quadro, sendo que após esta listagem foi solicitado a eles que identificassem as palavras que eles mesmos citaram como marcantes na história. Após a interpretação, pediu-se para que cada aluno criasse uma máquina maluca, a sua máquina maluca. Foi distribuído cartolina, lápis de cor, canetinha e giz de cera para cada um. No início tiveram um pouco de dificuldade em criar, mas com o suporte das professoras os alunos conseguiram criar e explicar a sua criação. 
Para finalizar a atividade foi montado um camarim no pátio da escola com objetos diversos simulando a máquina maluca e a proposta era: cada um deveria entrar por trás do camarim de um jeito e sair transformado e ao sair deveriam explicar em que se transformaram, ou seja, em que a máquina os transformou. Essa atividade foi um sucesso, todos quiseram participar e aderiram à proposta com muita naturalidade e entusiasmo. A contação de história em Libras se tornou um momento de muita alegria e prazer e trouxe os alunos para mais perto da língua portuguesa!








0 comentários:

Postar um comentário