quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Alunos expressam literatura brasileira em Sarau
O trabalho com a literatura clássica brasileira em sala de aula não se restringe a ler e interpretar um livro, quando se fala no projeto Bibliotecando: Re-lendo o mundo, realizado pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades). Nos dias 06 e 09 de setembro, as escolas Estadual América e Estadual Henrique Kruger, apresentaram um Sarau, fazendo as releituras de obras clássicas, escolhidas pelas instituições.
Com a participação de pais, da comunidade escolar, alunos e professores engajados no projeto, coordenadora Danúzia Brandão, o assistente Whashington Luis Siqueira e a arte educadora Gabriela Costa.
O evento na E. E. América, foi baseado nas obras “A paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector e “A morte e a morte de Quincas Berro D'água”, de Jorge Amado. Os alunos fizeram esquetes das duas obras, apresentando teatralmente o enredo em que os personagens viviam. As apresentações foram marcadas por danças, declamação de poesia, jogral, paródias e, ainda, a apresentação da banda da escola Novos Acordes, encantando a plateia que assistia que acompanhava o ritmo com palmas. Teve também show de mágica. A criatividade dos alunos os levou a desafiar o tempo com o brinquedo Cubo Mágico.
"O trabalho ficou surpreendente os alunos nos fizeram chorar com a encenação de G.H., releitura da obra de Lispector e nos fizeram chorar de rir com Quincas levantando do caixão com auxílio de seus amigos bêbados, releitura da obra de Amado. Foi emocionante ver pais, colegas de outras turmas torcerem pelo sucesso dos companheiros que apresentavam. A cada interpretação um sorriso, uma risada gostosa e a novas surpresas a cada nova apresentação", revela Danúzia. Para ela, o empenho das professoras Vera Judith e Patrícia Marcelino junto aos alunos fez com que o Sarau Arte fosse um momento marcante a toda a comunidade escolar.
Danúzia ressalta que a escola conta com duas turmas trabalhando a mesma obra. “Pudemos ver duas releituras diferentes apesar de fazerem parte da mesma história. É interessante perceber que cada leitor reconhece e enfatiza características diferentes na obra”, analisa.
"Parabenizo o trabalho de todos que fizeram com que os Saraus fossem obras primas. Fico emocionada e satisfeita ao perceber uma nova meta alcançada pelos alunos e professores do Projeto Bibliotecando: Re-lendo o mundo", finaliza Danúzia. A arte educadora, Gabriela Costa, bem como os colaboradores do projeto, entende que o esforço dos alunos e professores mostra a importância do trabalho proposto pelo projeto.
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