quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Biblioteca Itinerante em atividade na Dulce de Oliveira
A professora Marília Tolentino Gondim elaborou outro relatório de atividades do projeto Biblioteca Itinerante Alternativa, das turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, em que trabalha a literatura para a formação de novos leitores.
Com o objetivo de apreciar os livros que compõem a cesta fornecida pelo Instituto Agronelli, os alunos se sentaram no Cantinho da Leitura e folhearam todos os livros. Em seguida, solicitei à turma que escolhesse um livro que mais chamou a atenção, para posteriormente contar a história e o que havia visto e entendido.
Depois, em outro momento, espalhei os livros sobre a mesa para que cada aluno escolhesse um livro com o propósito de explorá-lo. E assim fizemos...
... Matheus escolheu o livro “QUE BAGUNÇA” da autora Aline Abreu. Sinalizei a história e pedi para ele selecionar a cena que mais gostou para então reproduzir...
... Bruno escolheu o livro “AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO”, da autora Ingrid Biesemeyer...
... e Luís selecionou o livro “POR QUE CHORAR?” da autora Rosana Skranski.
Manusear estes livros fez a turma criar o hábito de ler, pois todos os dias quando terminam as atividades, os alunos sentam no Cantinho da Leitura para visualizar as histórias, perguntam os sinais de objetos, coisas que não conhecem. Percebi assim, que o contato com textos de qualidade favorece a imaginação de cada aluno e este, por sua vez, valoriza o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
0 comentários:
Postar um comentário