quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Palestras abordam a situação da produção alimentar no país
Empresários e profissionais de várias áreas áreas participaram do 4º Café com Sustentabilidade, realizado pela Fiemg - Vale do Rio Grande em parceria com o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades). O tema abordado no encontro foi “Produção de Alimentos e Segurança Alimentar”, ministrado pelo professor doutor e engenheiro agrônomo André Luis Teixeira Fernandes e Aryanna Sangiovani Ferreira, gerente executiva do Museu do Zebu.
André Fernandes mostrou um estudo sobre o desmatamento no Brasil, provocado por diversos fatores, e apresentou gráficos e números sobre o potencial do país para a produção de alimentos. De acordo com os dados, o Brasil ainda tem 69,7% de sua vegetação nativa preservada e, mostra que somente a parte degradada seria suficiente para abastecer o país. Daqui a 40 anos (2050), a população mundial chegará a 9 milhões de pessoas, o que significa maior produção de alimentos (70% a mais). E concluiu que é preciso investimentos na agricultura e pecuária, com o simples objetivo de preparar para este futuro próximo e garantir a segurança alimentar, já que o país tem clima, água, solo e que atendem a este potencial.
Já Aryanna Sangiovani completou o assunto falando da produção do alimento, especificamente sobre a carne. Durante a palestra falou sobre o bem estar animal e os benefícios deste cuidado para a qualidade do alimento. Além disso, deu detalhes do que a população pode observar antes do consumo, como por exemplo, os selos de qualidade. Ela acredita ser de extrema importância saber de onde vem o animal, em que pasto foi criado e os cuidados que ele recebeu, além, é claro, de como ele foi morto. Nesta etapa, ela tratou também sobre o tema do respeito aos animais e o consumo consciente.
Mariângela Camargos, coordenadora do Iades, considerou as palestras como esclarecedoras, pois muito do que foi revelado não era de conhecimento de muitos. “Temos que ser participativos na cobrança para deliberar políticas públicas que favoreçam a produção de alimentos e a agropecuária, pois se não incrementarmos a produção de alimentos e valorizarmos o consumo consciente, não teremos qualidade e segurança alimentar no futuro”, pondera.
O Café com Sustentabilidade é uma iniciativa para unir vários setores, despertando questões de relevância para o trabalho e a qualidade de vida. Entre os convidados estão empresários, representantes do terceiro setor, de recursos humanos, de entidades e instituições diversas, bem como profissionais das áreas de nutrição e saúde.


19.9.13

0 comentários:
Postar um comentário