A professora Marília Tolentino Gondim, da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, organizou um relatório sobre as atividades do projeto Biblioteca Itinerante Alternativa, realizado com alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I.
LIVRO: A CRIANÇA E SEUS DIREITOS
Este bimestre comecei a trabalhar com a turma os Direitos e Deveres da Criança, com o livro “A criança e seus Direitos” do autor Eustáquio Rodrigues, disponibilizado pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades). A partir do livro pensei: porque não reproduzir um livrinho da turma com alguns itens práticos dos Direitos e Deveres da Criança? E assim o fiz.
Distribui para cada aluno diversas folhas A-4 partidas ao meio a fim de listarem estes itens. Relacionamos os Direitos e Deveres em frases:
Veja os Deveres:
- Não rabiscar a carteira;
- Respeitar todas as pessoas;
- Respeitar a natureza;
- Manter a sala de aula e a escola limpas;
- Não mexer nos objetos que pertencem a outro;
- Ajudar qualquer pessoa que precise;
- Não jogar a comida no lixo.
E os Direitos:
- Ter material escolar;
- Ter alimentação saudável;
- Ir para a escola;
- Ter um nome;
- Ter lazer;
- Receber atendimento médico gratuito;
- Ter proteção da família e da sociedade.
Depois, distribui aos alunos as imagens para colorirem e colarem em cada item escrito. Ao término da produção, sentei individualmente com cada aluno a fim de repassar todo o trabalho feito por eles: sinais e significados.
Trabalhar com o auxílio deste livro, foi realmente relevante para o entendimento dos alunos, conscientizá-los de que o respeito aos direitos e deveres é fundamental para a convivência harmoniosa do ser humano
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