quarta-feira, 17 de julho de 2013

Leitura e desenhos marcam atividade do Biblioteca Itinerante



A professora Rosângela Reis de Souza, da Escola Estadual Gabriel Toti, promoveu a leitura com alunos entre 6 e 8 anos, dentro das propostas realizadas pelo projeto Biblioteca Itinerante Alternativa – Ensino Fundamental e, abaixo, aproveitamos o relato dela para mostrar um pouco do trabalho que está sendo realizado na escola: 

Os livros foram distribuídos de forma aleatória para os alunos escolherem aqueles que mais gostaram e a finalidade deste momento foi incentivar a prática da leitura, com promoção de leitores ativos e troca de experiências. Outro ponto que merece ser destacado foi a relação livro-aluno-professor. 

O ambiente foi preparado para a recepção dos alunos que tiveram o meio da sala de aula livre para fazer uma roda de leitura. Em seguida cada um escolheu seu livro,  fazendo a leitura à sua maneira. “Já que nem todos estão alfabetizados, tentei deixar bem claro que, se não gostassem do livro escolhido inicialmente poderia ser trocado por outro ou até mesmo com o colega”, explica a professora. Os livros continuaram expostos para serem apreciados ou trocados. 
Durante a decisão por qual livro optar, os alunos se mostraram tão interessados que começaram a disputar os livros “Bichinho da maçã”, de Ziraldo e “Vamos abraçar o Mundinho” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Com a intervenção de Rosângela e apresentação de outras obras, mostrando a beleza e riqueza dos detalhes, os alunos se entenderam. 


 As crianças despertaram ainda a curiosidade em relação a algumas histórias, como por exemplo, a da Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, fazendo sua intertextualidade com a Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm.

A culminância da atividade: ilustrações produzidas pelas crianças, que retrataram as realidades vivenciadas perante as escolhas da leitura. “Percebi que cada criança retratou em seus desenhos e leituras os momentos que estão passando, alegres ou tristes, bons ou ruins”, finaliza Rosângela. 



0 comentários:

Postar um comentário