quarta-feira, 17 de julho de 2013

Oficina de Leitura


Também na Escola Estadual Gabriel Toti, a professora Jailma Nogueira Borges, está realizando o projeto Biblioteca Itinerante Alternativa com 25 crianças dos 1º, 2º e 3º anos das séries iniciais, alunos do Projeto Tempo Integral (Proeti). 
A leitura, de acordo com ela, é uma atividade indispensável para a formação da criança e é fonte de informação e de aprendizado, sendo de suma importância a utilização da mesma no processo de alfabetização delas. E acreditando nisso, denominou a atividade do projeto como “Oficina de Leitura” que propõe estimular esta característica nos pequenos. Veja abaixo um breve relato dela sobre a atividade.
“Como as crianças precisam de espaço e de liberdade para suas atividades de leitura a oficina foi realizada de forma prazerosa ao ar livre, pois é o melhor ambiente para estimular a sua capacidade intelectual. Fazer com que as crianças construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam as estórias, com isso, será estimulado o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação com os livros literários, deste modo, estimulando a formação de leitores.” 

Duas vezes por semana, a oficina foi realizada com os alunos e a educadora ofereceu a eles o espaço ao ar livre, com colchonetes, para que as crianças se sentissem mais à vontade para entrar no mundo da leitura. Os livros foram expostos na sala de aula de modo acessível para que cada criança tivesse a liberdade para escolher o livro que desejasse. Ao terminar uma leitura, ou caso não apreciasse a mesma, as crianças poderiam ficar à vontade para trocar de livro. “Ao final de cada momento diário da oficina, as crianças sentavam em círculo e falavam o que mais lhe chamava atenção sobre a estória lida, podendo, ainda, fazer ilustrações conforme o tema lido”, diz Jailma. 



De acordo com ela, a oficina foi desenvolvida com as crianças, em que a maioria delas já tinha predisposição à leitura e foi notável a participação efetiva durante as atividades interagindo umas com as outras, o que contribuiu para a socialização e o desenvolvimento de atividades de ilustração retratando o tema lido.


0 comentários:

Postar um comentário