terça-feira, 16 de julho de 2013

Hora do Conto

Uma vez por semana, alunos entre 9 e 10 anos, da Escola Estadual Gabriel Toti têm encontro marcado com os livros. É a Hora do Conto, realizada pela professora Raquel Sousa do Amaral com o apoio da coordenadora pedagógica Vanessa Fabiano de Oliveira, por meio do projeto Biblioteca Itinerante Alternativa, do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social.
São momentos de atividades diversas, em que os alunos leem em grupo, em roda, individualmente. Os lugares escolhidos são o pátio, a praça ou a própria biblioteca da escola.
O contato com os livros é um convite para um mundo mágico, onde a criança desenvolve o interesse pela leitura, aprimora a linguagem oral, visual e expressiva, além de formar leitores ativos, como relata a professora.

A atividade foi feita democraticamente, já que os alunos escolheram um dos livros espalhados pela mesa da sala de aula e, logo depois, houve uma votação para que um deles fosse lido. O livro “Mundinho” foi o eleito para a Hora do Conto. A finalização deste momento foi expressa por meio de desenhos sobre a história, que é relativa à preservação do meio ambiente.


A professora Raquel relatou que o livro circulou pela sala, passando de mão em mão e que percebeu que os alunos compreenderam sobre o enredo e a importância de se cuidar do nosso mundinho. “Depois desse trabalho percebi um maior interesse pela leitura e uma maior interação entre eles porque cada um queria contar para o outro sobre o livro lido e, também, sobre a Hora do Conto, alguns sugeriram que no próximo trabalho eles mesmos apresentem para a turma”, acrescenta.

0 comentários:

Postar um comentário