“Sabemos que os livros são importantes tanto para a formação cultural como a formação de uma pessoa como cidadã, e é na biblioteca, em meio a todos os livros que um mundo diferente é descoberto pelos nossos adolescentes”, diz o professor Anderson Michel. Na opinião dele, em meio a tanta tecnologia, computadores, e internet, muitas bibliotecas têm caído no esquecimento e sendo substituídas por acervos digitalizados e bibliotecas digitais e reafirma a importância de levar os jovens a esse espaço de leitura, porque acredita ele, ser um dos melhores métodos de inclusão social e de aprendizagem que existe.
A obra de José de Alencar está sendo lida e reinterpretada pelos adolescentes através da oficina de desenho artístico ministrada por Michel. Além disso, eles também fazem produção de poesias, poemas, parodias e outras formas de expressão cultural.
Em Delta, cidade vizinha a Uberaba, os alunos não têm acesso à biblioteca, pois o espaço reservado a esta finalidade no município está em reforma e passa por reestruturação.
Danúzia Brandão, coordenadora do projeto, acompanhou as visitas à Biblioteca Municipal de Uberaba e pode comprovar como os adolescentes se encantam com as possibilidades diante dos livros e do acervo, para que sejam multiplicadores da literatura dentro do ambiente em que vivem.
0 comentários:
Postar um comentário