O projeto Cultura e História do Meu Bairro tem levado às escolas participantes momentos de muita emoção, com atividades relacionadas a Histórias de Vida. Na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia, os professores coordenadores do projeto,Ângela Cristina, Diego Carlos e Marta Nunes convidaram a ex-aluna, ex-moradora do bairro Margarida Azevedo Rosa (antigo Volta Grande) para contar um pouco da sua história.
Lucélia Aparecida dos Santos Tomazini voltou às origens ao estar novamente na escola, mas agora como professora. De acordo com as pessoas que presenciaram a oficina intitulada Café com História, foi um momento emocionante, pois Lucélia tem uma ligação forte com a escola e em sua vivência comoaluna, perdeu um amigo em um acidente de moto, que consternou toda a comunidade escolar. Mas para ela, foi uma perda pessoal também, pois o adolescente era seu amigo e, como ela conta, era envolvido, participativo. Momento de muita emoção para todos.
A professora do Ensino de Uso da Biblioteca da escola, Ângela Cristina Tonelli Rezende, ficou também muito comovida com o relato, lembrou que Lucélia foi aluna dela na escola, quando ainda estava no primeiro ano do Ensino Fundamental. “Foi um momento muito proveitoso para nós e para os alunos, ficamos muito emocionados”, diz.
Tamires Barbosa, coordenadora do projeto Cultura e História do Meu Bairro acredita que esta atividade foi muito produtiva, pois pode despertar nos adolescentes como a história de vida influencia as vivências e as atitudes de cada um. Concomitantemente com este momento, as professoras organizaram um Varal de Autobiografias, produzidas pelos próprios alunos, trabalhando a interdisciplinaridade de temas de geografia e história. Tamires afirma que as autobiografias são resultado de outra oficina sobre o tema, trabalhado anteriormente com os adolescentes.
0 comentários:
Postar um comentário