sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Livro de releituras resgata literatura em escolas públicas

Releituras de obras clássicas da literatura brasileira, feitos por alunos de escolas públicas de Uberaba, movimentará o Teatro Municipal Vera Cruz, na próxima terça-feira (27), no lançamento da segunda edição do livro “Bibliotecando: Re-lendo o Mundo”. Este é mais um projeto do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), que faz a sua culminância com apresentações culturais no Teatro Vera Cruz, a partir das 19h.

A coordenadora pedagógica do Bibliotecando, Danúzia Brandão, conta que haverá um espetáculo formado pelos estudantes e professores de oito escolas. “Elas vão apresentar os temas trabalhados em sala de aula em forma de teatro, musical ou dança, e também a história do projeto será evidenciada durante a apresentação. O evento é gratuito e qualquer pessoa pode conferir as releituras dos grandes clássicos”, ressalta.

Neste ano participam do projeto quatro escolas estaduais (Leandro Antônio de Vito, São Benedito, Felício de Paiva, Frei Leopoldo de Castelnuovo) e quatro escolas municipais (Professor José Macciotti, Norma Sueli Borges, Vicente Alves Trindade e Santa Maria). As obras trabalhadas foram: “A morte e a morte de Quincas Berro D’água” (Jorge Amado), “A hora da estrela” (Clarice Lispector), “A Paixão Segundo GH” (Clarice Lispector), “Ana Terra” (Érico Veríssimo) e “Cinco Minutos” (José de Alencar), “O Homem nu” (Fernando Sabino). Estas obras foram sorteadas entre as escolas no início do projeto.

A coordenadora destaca que o Bibliotecando incentiva e valoriza o hábito da leitura entre crianças e adolescentes. “A literatura é importante para a formação crítica e cidadã do leitor em formação. A cada nova obra lida e trabalhada, o aluno é conduzido ao crescimento através da leitura”, destaca. Sobre a segunda edição do livro, a coordenadora conta que “o livro compreendeu de forma agradável e bem literária as releituras feitas a partir das obras trabalhadas ao longo deste ano”, enfatiza.

Em 2011 o projeto foi trabalhado em duas escolas. Entretanto, neste ano, o Bibliotecando expandiu devido o apoio do Projeto Criança Esperança em 2012 e da continuidade do investimento social do Instituto HSBC de Solidariedade.

0 comentários:

Postar um comentário