sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Alunos de Uberaba participam de noite de autógrafos

Alunos de oito escolas de Uberaba, que participaram do projeto Cultura e História do Meu Bairro do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), em parceria com o Arquivo Público de Uberaba, realizaram apresentações teatrais com temas sobre os bairros, onde as escolas estão localizadas, no Teatro Municipal Vera Cruz. Após as apresentações, os estudantes autografaram os livros produzidos por eles, o volume 5 do “Meu Bairro tem história, eu tenho futuro”.

A técnica em projetos, Lilia Coelho, explicou que a participação de todos os professores e alunos foi surpreendente. De acordo com ela, eles ficaram motivados com o projeto. “Eles realizaram diversas atividades. Primeiro os professores participaram do curso de aperfeiçoamento. Depois houve o envolvimento dos alunos, que participaram de oficinas, visitas no Arquivo Público de Uberaba e a campo, ou seja, pesquisaram o bairro em que a escola está inserida”, contou a técnica. Ela acrescenta que os estudantes conseguiram explorar significativamente os temas propostos, realizaram várias entrevistas, o que enriqueceu ainda mais as historias.

A coordenadora do Instituto Agronelli, Mariângela Camargos, destacou que a participação dos jovens foi uma experiência de grande valia. “É maravilhosa a experiência de receber tantas crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares para atuarem em um único evento. Cada ano que passa, entendemos que a criança, ainda em formação, é um protagonista em potencial e que devemos cuidar deles com muito carinho para que essas crianças não tomem como princípios de vida valores negativos”, observou Mariângela, acrescentando que as escolas têm papel fundamental no desenvolvimento dos jovens. “E o Instituto Agronelli, através dos projetos, apóia as escolas nessa tarefa”, enfatizou.

O evento contou com a participação do fundador do Instituto Agronelli, Marco Túlio Paolinelli, da Superintendente do Arquivo Público Lélia Bruno, da educadora e técnica do projeto Marise Diniz, do historiador Danilo Ferrari e a professora Iara Fernandes.

Apresentações. Cada escola apresentou um tema sobre cultura e história local. Entre as exibições, havia a mediação feita pelas personagens da vó Luzia e da menininha Clarinha, evidenciando características do livro, que traz histórias contadas por moradores antigos (idosos) do bairro, por meio de entrevistas feitas por estudantes (crianças e adolescentes). A Escola Municipal Boa Vista mostrou a história da escola, que no passado era um Centro Espírita.

A Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, (Mercês), contou a história da escola e da professora Corina de Oliveira. Os alunos retrataram a forma sistemática da educação de antigamente. Já a Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães (Pacaembu), retratou com a dança o projeto de educação ambiental que é trabalhado na unidade escolar, com os agentes ambientais.

Os alunos da Escola Estadual Geraldino Rodrigues da Cunha (Abadia), trouxeram a história da lenda da mulher de algodão, que assustava os alunos quando iam ao banheiro. A Escola estadual Boulanger Pucci, (Parque São Geraldo) contou a origem do bairro. O mesmo foi feito pela a Escola Estadual Leandro Antônio de Vito (Vila Presidente Vargas), que levou ao palco a dança, rap e teatro.

A Escola Estadual São Benedito abordou pontos positivos e negativos sobre o bairro. Por fim, o Colégio Marista Diocesano retrataram a história da Praça Dom Eduardo. “Eles cantaram o rap do Mercês que em ordem alfabética lembraram os nomes das ruas do bairro”, destacou Lilia Coelho.

Todas as apresentações foram elaboradas pelos alunos, com o apoio da arte educadora Ana Elisa Porfírio e sob a orientação dos professores, tendo por base as histórias que ouviram e descobriram durante a pesquisas que realizaram. “O fato de os adolescentes serem autores e atores da própria peça estimula a criatividade e contribui para o desenvolvimento da segurança da atuação protagonista na ficção e o nosso desejo é que que também seja assim, na vida”, finalizou a técnica em projetos.

Confira os melhores momentos do evento. Acesse a fanpage do Instituto Agronelli no Facebook, www.facebook.com/institutoagronelli

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