quarta-feira, 27 de junho de 2012

‘Ana Terra’ é trabalhado em sala de aula

A Escola Estadual Norma Sueli Borges, participante do projeto Bibliotecando, enviou seu relato sobre as atividades desenvolvidas com 25 alunos. Com a obra de Érico Veríssimo, “Ana Terra”, entre os dias 17 de maio e 24 de junho, os estudantes leram, interpretaram e elaboraram as suas releituras.
De acordo com a professora responsável por executar o projeto na escola, Larissa de Almeida Martins, os estudantes pesquisaram sobre os aspectos históricos-sociais da obra, antes do início da leitura. Para ela, o aprendizado dos alunos e a proposta do projeto foram de grande valia.

Depoimento:
É interessante os alunos terem apreendido os gêneros literários com algo que eles mesmos pensaram e leram em casa. Durante o debate, algumas alunas concluíram que muito mais que um simples capítulo, elas leram coisas e pensamentos femininos, que elas mesmas não conseguiam explicar por palavras. Comentaram que as cenas mais sensuais e até eróticas ‘mas em escala bem menor do que passa na TV na época do carnaval’, ajudaram-nas a compreender o SER FEMININO dentro delas.

Concluíram também que mesmo contando com 25 anos de idade, Ana Terra parecia mais uma adolescente que uma adulta, pois o conhecimento de mundo dela era ínfimo diante de toda a grandeza do mundo. Perceberam a importância de conhecer coisas novas para entender melhor o presente da vida real. E que isso pode ser feito através da leitura.

Além do valor simbólico, histórico e metafórico que uma leitura pode oferecer, durante o questionário/debate foi inserido o conteúdo de Literatura. Avaliando-os depois, pude perceber que os gêneros literários foram aprendidos de forma satisfatória, relata a professora Larissa.

Fotos


0 comentários:

Postar um comentário