O Instituto Agronelli está a todo vapor com as leituras, discussões e capacitações de sua equipe interna. Além dos estudos diários, a equipe tem aproveitado as oportunidades que aparecem e está participando de cursos a distância, ofertados por instituições como o Prêmio Itaú UNICEF (Formação de Parcerias) e o Instituo Fonte (Avaliação e desenvolvimento institucional – fundamentos).
Sob a mediação da educadora Alba de Araujo Graciani, o curso EAD 2014 - Formação de Parcerias, Turma 04, promovido pelo Prêmio Itaú UNICEF, terminou no dia 07/04. As atividades iniciaram em fevereiro e desde então, a equipe do Iades, estava envolvida com essa formação.
Por meio de estratégias diversificadas o curso “Formação de Parcerias” conduziu os integrantes a refletir amplamente sobre o tema, partindo das composições que são realizadas cotidianamente, até a elaboração de um plano de ação, q
Realizado totalmente a distância, o curso foi dividido em seis módulos compostos por conteúdos (texto, áudio, vídeo ou hipertexto) e atividades obrigatórias que foram realizadas de forma colaborativa, em sua grande maioria, e individualmente em alguns casos. Cada módulo teve o prazo de uma semana para ser concluído, favorecendo a troca de experiências e colaboração entre os integrantes da capacitação.
Vários temas, reflexões e estudos foram realizados: Primeiras ideias sobre parceria; Quando 1 + 1 é mais do que 2; ONG e Escola: parceria que faz a diferença; Que tal ONG e escolas juntas?; Competências, habilidades e atitudes para o diálogo e captação de novos parceiros; Planejando os próximos passos: Uma andorinha só, faz verão?; Caiu na rede é..., uma reflexão sobre a atuação da organização nas redes e no uso de redes sociais como forma de relacionamento com parceiros e por fim, a atividade de avaliação do percurso dentro do curso de formação.
A técnica em desenvolvimento de projetos, Lília Coelho participou do curso EAD e afirma que essas discussões e formações propiciam muita aprendizagem e a troca de experiência com instituições espalhadas pelo Brasil: “Além de perceber os desafios que essas instituições também enfrentam no seu fazer cotidiano, é interessante observar que ao expormos nossas ideias e experiências e discutirmos os temas propostos, o nosso olhar vai ampliando e, então, descobrimos que não estamos sozinhos nessa luta diária, para transformar a vida de crianças e adolescentes”.
O curso terminou, mas para a equipe do Iades, o aprendizado está só começando. Em breve compartilharemos mais impressões da equipe sobre os cursos e estudos realizados.
0 comentários:
Postar um comentário