sexta-feira, 5 de junho de 2015

Fortalecimento do trabalho em rede é tema de capacitação

Visando fortalecer o trabalho em rede dentro do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) de Uberaba, diversos atores sociais reúnem-se mensalmente na Roda de Conversa. Um movimento legítimo que por meio da participação ativa dos profissionais que trabalham em órgãos públicos e instituições da sociedade civil, buscam conhecer e compartilhar os potenciais e os desafios da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente em Uberaba.


A Roda de Conversa conta com quatro comissões, e uma delas, a Comissão de Fluxo está estruturando desde o começo de 2015 um curso de capacitação voltado para os atores sociais da Rede. O curso foi organizado a partir de um diagnóstico realizado com os profissionais do SGDCA, e tem por objetivo fortalecer o trabalho em rede. O curso será multiplicado pelos componentes da Comissão de Fluxo no inicio do segundo semestre de 2015, e, a preparação desses multiplicadores está em pleno vapor. Já aconteceram 2 encontros de capacitação, dia 29/05 discutiu-se o tema “Criança e adolescente: perspectiva histórica, psíquica e jurídica” e dia 02/06, foi discutido o tema “Intersetorialidade e interdisciplinaridade: conceito e prática cotidiana”. Além desses, ainda estão previstos para acontecer mais 8 encontros de formação, o que totalizará uma carga horária de 40h de capacitação.

No segundo semestre o curso será reaplicado para cerca de 160 profissionais de diferentes instituições e órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Uberaba. 

São instituições e órgãos que compõe o Sistema de Garantia de Direitos: Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude, Política Militar e Civil, Centro de Prevenção a Criminalidade, Prefeitura de Uberaba, Superintendências Regionais de Ensino e da Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituições não Governamentais, Conselhos Tutelares e Conselhos Municiais Setoriais, entre eles, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau).



Matéria publicada em Jornal da Cidade


0 comentários:

Postar um comentário