quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Iades comemora 13 anos de muita história para contar

 Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social completa, hoje, 13 anos com muito comprometimento de uma equipe que sempre se renova. Ao longo deste tempo, muitos colaboradores, estagiários, voluntários, professores, alunos e parceiiros participaram de diversos projetos realizados pelo Iades e, cada um, fez a sua história. 

O objetivo do Iades, como cita a coordenadora Mariângela Camargos, é de motivar crianças e adolescentes para a convivência social, cultural e ambiental e, também, despertá-las para a consciência crítica, por meio de projetos desenvolvidos com escolas e instituições de Uberaba e região.
Fundado pelo engenheiro agrônomo Marco Túlio Paolinelli, o Iades tem alcançado suas metas por meio do trabalho de várias pessoas, nos projetos que seguem duas vertentes “Futuro Cidadão”, que contempla as áreas de Pesquisa e Extensão, com ações voltadas para a capacitação (cursos palestras, seminário); participação/mobilização (conselhos, comitês, eventos); voluntariado (voluntariado empresarial, voluntariado comunitário) e estágio. Na linha de Pesquisa desenvolve o Produtor de Água e ações referente ao meio ambiente; e “Cultivando Cidadania”, que abrange as áreas de educação, desenvolvimento social, desenvolvimento cultural e Políticas Públicas.
 Os projetos são realizados por meio de parcerias, apoios, doações e captação de recursos com instituições reconhecidas, como Fundo Estadual de Cultura e o Ministério da Cultura.

Veja os projetos que tiveram incentivos para o ano de 2013:

Aprender a Transformar
Coordenadora: Lilia Coelho
A educação fiscal é o tema deste projeto, que aborda temas complexos com crianças e adolescentes, como o orçamento participativo, os direitos e deveres fiscais, os tributos e o orçamento público. A iniciativa é para lançar nestes jovens a senha do protagonismo e despertar nelas o desenvolvimento crítico e social.

Bibliotecando: Re-lendo o Mundo
Coordenadora: Danúzia Brandão
O projeto tem como meta trabalhar com alunos do ensino fundamental e médio, o interesse pela leitura de obras da literatura clássica brasileira. Os alunos produzem uma releitura das obras e lançam o livro “Re-lendo o mundo”.

Criança Recicla Vida
Coordenadora: Marizélia Gomes
O projeto aguça a curiosidade das crianças, ensinando e orientando-as sobre as melhores formas de cultivo e transformação do meio ambiente, por meio de temas relativos à preservação, reciclagem, motivando-as a repensarem a natureza e sua relação com o meio em que vivem.

Cultura e História do Meu Bairro
Coordenadora: Tamires Barbosa
Desperta o olhar de crianças e adolescentes para a valorização da cultura e da história local, por meio de pesquisas, fotos, e registros sobre o bairro em que vivem. Este trabalho é traduzido em um livro, intitulado,” Meu bairro tem história, eu tenho futuro”, escritos pelos pequenos autores.

Um pouco mais sobre o Iades

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – IADES é uma associação de utilidade pública, com personalidade jurídica própria e sem fins econômicos, tem por duração tempo indeterminado e é regida por Estatuto Social, obedecendo as normas legais e pertinentes ao seu funcionamento.
Desde a sua fundação em 2000, com o objetivo de exercer a responsabilidade social e participar das políticas públicas no município de Uberaba e região, o Instituto Agronelli procura desenvolver as suas ações alinhadas com as 8 metas do Milênio, com os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social, com o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação - LDB e com a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS.

Em números

Estima-se que o Iades já atuou, direta e indiretamente, com 20 mil pessoas em 13 anos, contando que as ações são desenvolvidas junto à comunidade e envolvem crianças e adolescentes de escolas da rede pública e privada
de ensino, instituições comunitárias de educação infantil, instituições comunitárias de atendimento à criança e ao adolescente, instituições que atuam na defesa de políticas públicas. Também são beneficiados com os projetos profissionais de diversos segmentos de Uberaba e região, como educadores, conselheiros municipais, profissionais que atuam no terceiro setor e a comunidade também é envolvida nas ações.
Para desenvolver os projetos o Instituto articula e busca parcerias com instituições de Ensino Superior, instituições do poder público, privadas e do terceiro setor, Conselhos Municipais, órgãos governamentais como Receita Estadual e Federal, entre outros. 
Indiretamente, consideramos as ações realizadas diretamente nas escolas e instituições apoiadas pelo Instituto, atendendo assim, familiares, crianças, adolescentes de outras turmas das escolas/instituições, além da comunidade do entorno. 

0 comentários:

Postar um comentário