segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dois projetos encerram apresentações do Iades nesta semana

 


Dois eventos nesta semana encerram as culminâncias dos projetos do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social. As apresentações culturais começaram com o projeto Aprender a Transformar, seguida pelo projeto Criança Recicla Vida. E a continuidade acontece nesta terça (12), com o lançamento de mais uma edição do livro “Meu bairro tem história, eu tenho futuro”, do projeto Cultura e História no Meu Bairro. 

As quatro escolas participantes do projeto mostrarão em atividades culturais diversas o que absorveram durante o ano nas oficinas e produções sobre o bairro em que vivem. Logo depois, acontecerá o lançamento oficial do livro, escrito pelos próprios alunos e orientados pelas professoras. 
Durante o ano de 2013, a coordenadora Tamires Barbosa acompanhou o projeto e incentivou a produção de desenhos e escritas para a finalização que acontece neste dia. Para ela, o resultado do projeto estará registrado no livro e ela já vê a curiosidade dos alunos em saber qual material foi escolhido para ser publicado. “É um momento muito esperado. Tenho percebido o entusiasmo das escolas nos ensaios e também a expectativa de receber o livro”, conta. Ela também afirma que já teve retorno das instituições, de que as turmas melhoraram o comportamento depois de participarem das atividades do projeto. Tamires ainda comenta que o desenvolvimento ao longo do ano ocorreu de forma tranquila e os objetivos foram alcançados. 
Já na quarta-feira (13), a última apresentação do Iades, fica por conta do projeto Bibliotecando: Re-lendo o mundo, coordenado por Danúzia Brandão. Cerca de 500 alunos de 10 instituições de Uberaba e região participaram em 2013. Nesta noite especial, alunos e professores, bem como a equipe do Iades estarão sendo prestigiados no palco do Teatro Vera Cruz, mostrando o que aprenderam com o projeto, que trabalha a literatura clássica brasileira com adolescentes. 
Danúzia ressalta também a participação dos alunos protagonistas, numa vertente do projeto que é o Roda de Leitura, que também contará com uma apresentação artístico-cultural. Mas o grande momento mesmo fica por conta do lançamento do livro Bibliotecando: Re-lendo o mundo, trazendo em suas páginas a consolidação das atividades realizadas. A coordenadora se sente orgulhosa de ter envolvido tantos adolescentes no mundo da leitura, que é um dos objetivos do projeto: incentivar novos leitores e sua compreensão máxima do ambiente em que vivem. 
As apresentações acontecem nos dias 12 e 13 de novembro, no Teatro Vera Cruz , com entrada franca. 

0 comentários:

Postar um comentário