Dois eventos nesta semana encerram as culminâncias dos projetos do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social. As apresentações culturais começaram com o projeto Aprender a Transformar, seguida pelo projeto Criança Recicla Vida. E a continuidade acontece nesta terça (12), com o lançamento de mais uma edição do livro “Meu bairro tem história, eu tenho futuro”, do projeto Cultura e História no Meu Bairro.

As quatro escolas participantes do projeto mostrarão em atividades culturais diversas o que absorveram durante o ano nas oficinas e produções sobre o bairro em que vivem. Logo depois, acontecerá o lançamento oficial do livro, escrito pelos próprios alunos e orientados pelas professoras.
Durante o ano de 2013, a coordenadora Tamires Barbosa acompanhou o projeto e incentivou a produção de desenhos e escritas para a finalização que acontece neste dia. Para ela, o resultado do projeto estará registrado no livro e ela já vê a curiosidade dos alunos em saber qual material foi escolhido para ser publicado. “É um momento muito esperado. Tenho percebido o entusiasmo das escolas nos ensaios e também a expectativa de receber o livro”, conta. Ela também afirma que já teve retorno das instituições, de que as turmas melhoraram o comportamento depois de participarem das atividades do projeto. Tamires ainda comenta que o desenvolvimento ao longo do ano ocorreu de forma tranquila e os objetivos foram alcançados.

Já na quarta-feira (13), a última apresentação do Iades, fica por conta do projeto Bibliotecando: Re-lendo o mundo, coordenado por Danúzia Brandão. Cerca de 500 alunos de 10 instituições de Uberaba e região participaram em 2013. Nesta noite especial, alunos e professores, bem como a equipe do Iades estarão sendo prestigiados no palco do Teatro Vera Cruz, mostrando o que aprenderam com o projeto, que trabalha a literatura clássica brasileira com adolescentes.

Danúzia ressalta também a participação dos alunos protagonistas, numa vertente do projeto que é o Roda de Leitura, que também contará com uma apresentação artístico-cultural. Mas o grande momento mesmo fica por conta do lançamento do livro Bibliotecando: Re-lendo o mundo, trazendo em suas páginas a consolidação das atividades realizadas. A coordenadora se sente orgulhosa de ter envolvido tantos adolescentes no mundo da leitura, que é um dos objetivos do projeto: incentivar novos leitores e sua compreensão máxima do ambiente em que vivem.
As apresentações acontecem nos dias 12 e 13 de novembro, no Teatro Vera Cruz , com entrada franca.
0 comentários:
Postar um comentário