quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Alunos visitam Ministério Público e batem papo com promotores
A última visita dos adolescentes da Escola Estadual Presidente João Pinheiro a órgãos públicos da cidade aconteceu nesta terça-feira (01), na sede do Ministério Público de Minas Gerais, em Uberaba, onde foram recebidos por alguns promotores. A visita foi guiada pela assessora do promotor Dr. Marcelo Marquesan (Família), Michelle Borges, pelas professoras Rosana e Selma e pela coordenadora do projeto Aprender a Transformar Lilia Coelho.
Michelle iniciou a conversa com os Vereadores Mirins e protagonistas distribuindo uma cartilha, produzida por Maurício de Souza, “Turma da Mônica e o Ministério Público”, uma forma lúdica de compreensão sobre o funcionamento do MP. Logo depois, começaram a visita na sala da Dra. Cláudia Alfredo Marques, promotora da Saúde, do Idoso e dos Deficientes. Ela explicou o que é e como são as atividades dentro do Ministério Público, bem como as competências de cada promotoria. Os jovens ficaram muito interessados na conversa, participando com questionamentos relevantes sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
O promotor Emmanuel Carapunarla recebeu os adolescentes, posteriormente, para uma conversa sobre os crimes, suas interferências na sociedade, aguçando a curiosidade dos alunos para o tamanho dos processos em cima das mesas, que precisam ser minuciosamente analisados pelo MP. “Eu é quem agradeço a presença de vocês e espero que possam nos visitar no ano que vem, quando a nossa sede nova estiver pronta”, revela.
Na sala do Dr. José Carlos Fernandes (Patrimônio Público), o bate-papo foi direcionado para a corrupção, onde inclusive receberam uma cartilha sobre o tema. José Carlos incentivou a todos a pensarem sobre o que é corrupção e em quais atitudes ela pode ser encontrada. “A corrupção é praticada em todos os lugares, desde a hora em que se fura a fila do banco até quando você vê o seu colega depredando as carteiras da escola e não faz nada para impedir”, comenta.
E por fim, os alunos visitaram o Dr. Rafael Soares (Criminal), que descontraiu as crianças com um papo leve sobre o funcionamento do MP e o que compete à sua área. Brincaram, riram e fizeram perguntas ao promotor.
Os promotores elogiaram a iniciativa do projeto e consideram a visita positiva, pois desperta o interesse dos participantes para uma realidade mais dinâmica, e os torna mais informados e perspicazes.
Lilia Coelho, coordenadora do projeto, fica orgulhosa de ver tantos adolescentes interessados em fazer mais pela sua comunidade, em se engajar em propostas diferentes e conhecer outras visões do mundo, como as oportunizadas no projeto Aprender a Transformar. “Como o próprio nome já diz, é transformando a sua visão pessoal que eles conseguirão mudar, ser melhores e mais produtivos”, afirma.
0 comentários:
Postar um comentário