sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A festa no céu em Língua de Sinais

As professoras Alessandra Gonçalves Borges Menezes, Ariany Palhares de Oliveira Borges Vicente e Roseli de Lourdes Albuquerque Mendes fizeram um relatório de atividade do projeto Biblioteca Itinerante Alternativa – Ensino Fundamental I, realizado na Escola para surdos Dulce de Oliveira, sob os olhares da coordenadora pedagógica, Vivian Zerbinatti da Fonseca Kikuichi:

Livro: A Festa no Céu – Ângela Lago 

O turno vespertino da Escola Dulce de Oliveira com turmas do 3º ao 5º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental de alunos, com idades que variam de sete a treze anos, reuniram-se com suas respectivas professoras: Alessandra, Ariany e Roseli para a contação, releitura, dramatização e registro escrito do livro A Festa no Céu, da autora Angela Lago. 
O livro faz parte do Projeto Biblioteca Itinerante Alternativa do Instituto Agronelli. A escolha do mesmo se deu pelo tema Folclore que é comemorado no mês de agosto e também pelo fato de constar no planejamento anual de ensino das professoras. 

Os objetivos são:
Transmitir a história em vídeo em Língua de Sinais
Trabalhar o folclore através da contação da história em consonância com as demais disciplinas;
Incentivar e estimular os alunos a lutarem por seus sonhos e ideais para que possam concretiza-los com garra e determinação;
Propor uma releitura da história por meio da dramatização utilizando como recurso uma viseira, com os animais citados na história;
Trabalhar em dois grupos, o registro escrito do livro, em forma de um pequeno livro ilustrado com passagens escritas do mesmo.

O desenvolvimento do trabalho foi iniciado com a visualização da história em Língua de Sinais, em seguida, os professores recontaram a história com o apoio do livro e deixaram com que os alunos manuseassem o livro impresso, opinando e inferindo sobre cada página e detalhe visualizado.
  Alguns alunos recontaram a história com dados sobre as cores, o espaço e as características físicas de cada personagem/animal e seus sinais em LIBRAS. A interdisciplinaridade foi respeitada e explorada em todos os momentos, inclusive na terceira fase, quando os alunos fizeram o registro da história por meio de desenho artístico.
As turmas foram divididas em dois grupos e os alunos produziram dois pequenos livros com desenhos identificando cada animal e ainda com palavras e/ou frases que fazem referência à história contada. Como culminância, os alunos escolheram cada personagem da história e apresentaram uma breve dramatização. 
Recursos Utilizados:
- Internet;
- Projetor Multimídia;
- Livro Impresso Original;
- Papéis coloridos, lápis de cor, tesoura e cola;
- E.V.A. Emborrachados coloridos variados.

Bibliografia: 
Lago, Angela – A Festa no Céu: Um Conto do nosso Folclore/ Angela Lago; Ilustrações e Tradução da Autora – São Paulo


0 comentários:

Postar um comentário