segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Projeto do Iades traz escritora pedagoga a Uberaba
Com o tema “Subsídios metodológicos para a utilização da Literatura Infantil na Educação Infantil e séries inicias”, Sandra abordou diversos temas relacionados às práticas educativas em sala de aula, compartilhou algumas de suas experiências enquanto professora e também como gestora, na área educacional. Assuntos como ao a política da educação e seus desafios nos tempos atuais, a heterogeneidade da sala de aula e as adaptações que têm de ser feitas pelos professores para conseguir atender as diferentes demandas dos alunos, também fizeram parte da discussão. Pontos como os recursos didáticos e a política de inclusão foram temas debatidos com os professores que também trouxeram suas experiências e dificuldades, vivenciadas em sala de aula. Ao final, Sandra ressalta que o maior e o melhor instrumento para trabalhar a educação é o próprio professor. Para ela, o modo de falar, as expressões, os sinais e a voz do professor são muito importantes no processo de aprendizado.
A aprendizagem na Educação infantil
Na educação infantil, Sandra também ressalta a importância do elogio e do reconhecimento. “A aprendizagem só acontece se provocar mudança de comportamento”, diz e acrescenta que a dificuldade com a linguagem tem que ser amplamente trabalhada na infância, corrigindo maus hábitos de linguagem e ensinando a gramática correta, pois tudo começa na educação infantil e, por isso, ela chama atenção para o relevante papel do educador.
Ferramentas de trabalho e experiências - A música também é outra ferramenta que pode dar mais sentido ao aprendizado, de disciplinas como ciências, geografia, português. Sandra aproveitou o momento para mostrar aos participantes alguns textos de livros, transformados em versos e depois cantados, ao ritmo de músicas infantis já conhecidas. As professoras ficaram encantadas com a criatividade e efeito simples das canções. Coincidentemente, a música e a literatura, foram os temas abordados no encontro de formação dos professores, no sábado anterior (24/08), com a professora. Adriana Fonseca.
Compartilhando Experiências: A professora do Cemei Paraíso, Marcelena, compartilhou suas experiências, mostrando uma amarelinha que ela criou, a partir de ideias que surgiram no encontro do dia 24/08. Com essa metodologia ela pôde trabalhar com os alunos a coordenação motora, a lateralidade e o equilíbrio, com prazer e diversão.
Lilia Coelho, coordenadora do projeto, afirma que a presença da palestrante que também é escritora, Sandra, enriqueceu o curso de formação, proporcionando vários momentos de trocas de experiências. “A cada encontro percebo como tudo está conectado na educação infantil. Mais uma vez o ‘brincar’ foi apontado como a melhor ferramenta/recurso para a aprendizagem, uma fala que vem sendo reforçada por todos os nossos palestrantes, especialistas na área da educação infantil”, diz. Os participantes saíram entusiasmados do curso, e ainda puderam levar livros da palestrante, que foram sorteados entre os presentes. Sandra ainda doou algumas de suas obras para o acervo itinerante do projeto Biblioteca Itinerante Alternativa
Sandra Maria Bianchini Caixeta - Pedagoga com vasta experiência na Área Educacional: (Alfabetizadora 12 anos, Professora do Ensino Fundamental (Português e Artes), 33 anos de magistério, Secretária Municipal de Educação durante 15 anos, Palestrante e Apresentadora de oficinas teatrais em várias cidades e regiões: Brasília, Goiânia, Senador Canedo, Ipameri, Orizona, etc. Membro da Academia Piresina de Letras e Artes APLA, Escritora, Artista Plástica e Contadora de Histórias).
0 comentários:
Postar um comentário