sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Orçamento Participativo é tema de encontro com professores

No dia 28 de agosto aconteceu o 6º encontro do Curso de Formação com professores do Projeto Aprender a Transformar, em que foi trabalhado o tema “Elaborando o orçamento público – discutindo sobre Orçamento Participativo”, na E. E. Presidente João Pinheiro. O bacharel em administração, Alan Damas de Freitas, parceiro do projeto, apresentou linguagem acessível e de fácil compreensão, levando conceitos e explicando como se dá o processo de participação na construção do orçamento participativo.
De forma simples e didática, ressaltou a importância da cooperação entre os cidadãos e a responsabilidade do planejamento quando se elegem as prioridades, visando o atendimento das demandas emergenciais que trata o orçamento participativo.
A coordenadora do projeto, Lilia Coelho conta que o objetivo do encontro era de levar aos professores uma discussão mais ampla sobre o tema, incentivando-os a reaplicarem a discussão junto aos alunos em sala de aula. 
Este foi o penúltimo encontro de formação com os educadores da escola João Pinheiro. O próximo encontro (04/09) será para avaliar os aprendizados e desafios que o projeto tem para 2014. 
“Num espaço de trocas de experiências e aprendizagens, faremos uma discussão com os educadores com o intuito de levantar o que deu e o que não deu certo ao longo do ano. Esse momento serve para reflexão e direcionar os novos caminhos para as ações do projeto, no próximo ano”, diz Lilia.

Orçamento participativo - é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade. Esses processos costumam contar com assembleias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo.

Constituição de 1988 – Estimuladora do Orçamento Participativo
Com diferentes metodologias em cada município em que o OP é executado, suas assembleias costumam ser realizadas em sub-regiões municipais, bairros ou distritos, em discussões temáticas e/ou territoriais, elegendo também delegados que representarão um tema ou território nas negociações com o governo.

Novidade – Rede OP Brasil
A Rede Brasileira de Orçamento Participativo funciona como um espaço para reunir, articular, fortalecer e consolidar as experiências de Orçamento Participativo das 62 cidades brasileiras. Acima de tudo, ser um facilitador para que um número cada vez maior de cidadãos possa participar da gestão pública de sua cidade.



0 comentários:

Postar um comentário