terça-feira, 27 de agosto de 2013

Vereadores Mirins discutem história, ética e cidadania

Vereadores Mirins e grupo de protagonistas do projeto Aprender a Transformar reuniram-se na quarta-feira (21), com o professor de História Marcus Vinícius Furtado da Silva Oliveira, na Escola Estadual Presidente João Pinheiro, para discutir sobre o tema ética e cidadania, a partir da palestra "Caminhos e Descaminhos da Cidadania no Brasil".
De forma simples e bastante explicativa, os alunos compreenderam fatos históricos como a construção da cidadania e dos direitos civis e sociais no Brasil. A partir do Descobrimento do Brasil, Marcus elaborou um pensamento cronológico sobre os fatos, como a independência, a Constituição de 1824, a abolição da escravatura em 1888, a Revolução de 30 e o Golpe de 64, Diretas Já, entre outros, até encontrar com a realidade atual, despertando nos alunos protagonistas uma análise mais crítica. O professor faz uma reflexão provocativa para que os adolescentes percebam a realidade atual partindo dos fatos marcantes da história: o que se nota é que a cidadania no Brasil sempre foi regulada pelo Estado, que é por sua vez, privatizado a partir da sobreposição dos interesses privados em relação aos públicos. “O justo e injusto nessa história do Brasil, marcada pelo personalismo, autoritarismo e privatização do público pelo privado, acabou desencadeando o que chamamos hoje de 'jeitinho brasileiro'. Atualmente, nossa moral ainda tolera esse tipo de costume considerando-o como justo. Agir deste modo é tolerável e incentivado no Brasil", explica o professor.
De acordo com a coordenadora do projeto, Lilia Coelho, durante as explicações o prof. Marcus deixou claro que o fortalecimento da democracia no Brasil depende da participação dos brasileiros nas esferas de decisão da sociedade, lutando pela ampliação dos seus direitos políticos e sociais. Como bem disse o prof., é preciso pensar em uma cultura brasileira onde o público seja compreendido como um lugar de todos os cidadãos e não como algo a ser apropriado e privatizado por determinados interesses. E um dos poderes mais importantes que precisa se sobrepor ao executivo é o Legislativo, pois, é ele que elabora, analisa, propõem e encaminha novas conquistas para a sociedade.
Segundo o professor, a Ética e a Cidadania caminham juntas, existem várias formas de corrupção que vão desde os atos mais visíveis até os menores, como por exemplo, furar uma fila. A partir dessas discussões os alunos compartilharão os conhecimentos adquiridos com os colegas em sala de aula e com o apoio dos professores. Todos são multiplicadores dentro da escola, nessa propostas do Projeto Aprender a Transformar!
No próximo encontro com os alunos, dia 28, haverá uma oficina de discussão e formatação de peça teatral, Cidadania em Cena com o apoio da arte educadora Gabriela Costa e depois mais uma discussão reflexiva, agora sobre o tema:Estado Democrático de Direito, com o apoio da especialista em Direito e Ciências Sociais, Maria Olinda Vaz.



0 comentários:

Postar um comentário