terça-feira, 27 de agosto de 2013

Música e literatura para a educação infantil


A manhã do sábado, 24 de agosto, foi marcada por mais uma etapa do Curso de Formação para o Educador, realizado no Senai em Uberaba e promovido pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), por meio do projeto Biblioteca Itinerante Alternativa - Educação Infantil. A professora e contadora de histórias, Adriana da Silva Fonseca apresentou a música e a literatura como instrumento de trabalho lúdico e pedagógico com crianças em sala de aula.
Adriana mostrou diversas possibilidades de atividades envolvendo a música direcionando-a para a educação infantil, com músicas e vídeos e algumas dinâmicas que podem ser desenvolvidas durante as aulas. “O cerne da educação infantil é o ‘brincar’”, diz a professora.
Segundo ela, a música é mágica e tem tudo a ver com a literatura. Além de desenvolver a escuta, outras percepções e sentimentos são trabalhados quando se utiliza a música como ferramenta de trabalho, que é uma linguagem universal. Para Adriana, a própria fala traz a sua musicalidade: sons, silêncio, pausas nos mostram, por exemplo, se estamos calmos ou nervosos, agitados, etc.
Na música ela destaca que o som, o ritmo, a melodia, a harmonia, tudo contribui para ao desenvolvimento de percepções, afetividades, concentração, memória, entre outros. Por exemplo, a melodia estimula a afetividade, a ordem ou a estrutura musical na harmonia ou na forma musical, contribui ativamente para afirmação ou restauração da ordem mental do homem.
De acordo com a coordenadora do projeto Biblioteca Itinerante Alternativa, Lilia Coelho, a manhã foi muito prazerosa, cheia de aprendizados e trocas. “A Adriana tem uma forma de passar suas experiências e saberes de forma simples, dinâmica e envolvente. Percebi que as professoras saíram do encontro cheias de energias e com muitas ideias para reaplicarem as atividades junto às crianças, em suas instituições”, completa.



0 comentários:

Postar um comentário