quarta-feira, 10 de julho de 2013

O que é "Ser criança com a criança?"

 
Finalizando os encontros do primeiro semestre, o projeto Biblioteca Itinerante Alternativa, realizou na semana passada, a 4ª Etapa do Curso de Formação para o Educador, modalidade Ensino Fundamental. A palestra da arte-educadora Rita de Blasiis, foi com o tema “Ser criança com a criança”, uma abordagem de como o professor deve aplicar as percepções do “mundo” da criança no ambiente escolar.
Rita iniciou propondo aos professores, fazerem uma análise de dois ambientes, ilustrados por Marcelo Xavier, na obra “O Dia-a-dia de Dadá”, num a Dadá se encontra dentro do seu quarto, seu ambiente descontraído, livre, sentada no chão e com os brinquedos esparramados a sua volta, no outro, Dadá está dentro da sala de aula, sentadinha, quase imóvel, num espaço totalmente organizado, o professor mostrando as figuras geométricas no quadro numa postura de propriedade e autoridade, num ambiente diferente do mundo livre e cheio de movimentos, como o quarto de Dadá.
Para Rita, o professor deve ter sensibilidade para reconhecer que cada criança tem o seu tempo para se desenvolver, e a escola precisa contribuir para esse desenvolvimento de forma plena, valorizando o mundo da criança, que é diferente do mundo do adulto. A comunicação da criança com o mundo que a cerca integra o movimento como expressão. Quando se cobra uma postura de seriedade, imobilidade e linearidade, como acontece na maioria dos ambientes escolares, contribui-se para tolher a capacidade da criança multiplicar suas linguagens, expressas em seus gestos e movimentos.
Numa proposta reflexiva, Rita, discutiu o papel da escola e sua forma de atuação nos tempos atuais e a necessidade de construir novos espaços educativos que reinventem a escola pública como a casa das crianças, um espaço de formação que contribua para o desenvolvimento pleno da criança a partir de sua ação cultural, que assegure o seu direito de participação cidadã no espaço coletivo.
Para embasar a discussão e dar subsídios referenciais e teóricos para os professores, a arte-educadora apresentou alguns estudiosos como Tizuko  Morchida Kishimoto, que atua no campo da educação infantil focalizando estudos sobre formação de professores, propostas pedagógicas, história e políticas públicas, museu e brinquedoteca, letramento e o brincar; Manuel Jacinto Sarmento, sociólogo da infância e Lydia Hortélio, formada em Musica: Piano, Educação musical e etnomusicologia com estudos na Alemanha, Brasil, Portugal e Suíça, dedica-se a pesquisa da cultura infantil e música e cultura brasileira. Criou a “Casa 5 pedrinhas… , um lugar de brinquedo”. (Clicando nos links, você encontrará artigos, vídeos e mais informações sobre os especialistas. Abaixo também mais sugestões).
Um ponto da palestra destacado pela coordenadora do projeto Lilia Coelho, foi o momento em que os professores falaram de suas experiências dentro da sala de aula, relatando os desafios que surgem no dia-a-dia, a partir das realidades de cada criança. “É importante dar voz ao professor. Quando ele relata os problemas e desafios vivenciados em seu cotidiano, percebemos que o nosso trabalho é mesmo de formiguinha, e deve ser incansável. O curso de formação propicia trocas de experiências, discussões e reflexões que fundamenta o nosso trabalho junto aos educadores e, ao mesmo tempo, estimula a experimentação de novas metodologias de fácil reaplicação e adaptáveis à demanda existente em outras escolas e instituições”, conta Lilia.
O Projeto está sendo desenvolvido em 4 Cemeis e 4 escolas públicas de Uberaba e o curso de formação com os educadores retomará as discussões e as atividades de formação em agosto. Veja abaixo mais links e sugestões de leitura:
 
Referências:
 
KISHIMOTO, Tizuko  Morchida. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.2, p.229-245,jul./dez. 2001.
 
MARTINS, Clélia Aparecida; MORAIS, Carlos Willians Jaques. Antropologia e educação: breve nota acerca de uma relação necessária. Educação em Revista, n.6, p.83-94, 2005.
NAVARRO , Mariana Stoeterau; PRODÓCIMO, Elaine. Brincar e mediação na escola. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 633-648, jul./set. 2012.
 
PRODÓCIMO, Elaine Corpo; UCHÔGA, Liane Aparecida Roveran. Corpo e movimento na educação infantil. Motriz, Rio Claro, v.14, n.3, p.222-232, jul./set. 2008
 
 
SARMENTO, Manuel Jacinto. Cultura na Infância. Minho, mimeo, 2002. (com Rita)
SAYÃO, Débora Thomé. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002.
 
Encontro Mundial de Artes Cênicas - 2004
Tema: Os mestres nas tradições e contemporaneidade
Lydia Hortélio
Conferência : “Musica tradicional da infância no Brasil”
 
BARROS, FCOM. Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 215 p. ISBN 978-85-7983-023-5. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.
All Endereço para fazer o download do livro  “Cadê o brincar”?
 

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