quarta-feira, 10 de julho de 2013

Eleição de Vereadores Mirins é nesta quinta

 
Acontece nesta quinta-feira, dia 11 de julho, a Eleição de Vereadores Infanto-Juvenis na Escola Estadual Presidente João Pinheiro, por meio do projeto Aprender a Transformar, realizado pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social. A coordenadora do projeto, Lília Coelho e o palestrante e parceiro do projeto, Bacharel em Administração Alan Damas de Freitas, estiveram na manhã do dia 09/07 na escola discutindo com 22 alunos do 6º ao 9º ano, candidatos a vereadores na escola, o papel do vereador, suas atribuições e responsabilidades, como funciona a Câmara Municipal, como são divididas as tarefas, organização, entre outros. “O objetivo dessa conversa foi mostrar aos candidatos qual o papel de um representante eleito democraticamente pelo povo e a responsabilidade desse representante antes e depois da eleição, tendo por princípio as propostas e compromissos assumidos com os seus eleitores”, explica Lília.
Alan Damas, explicou sobre o funcionamento da Câmara Municipal, as suas atribuições Legislativa, Fiscalizadora, Judiciária, Administrativa e de Assessoramento. Também falou da forma de composição e organização como a mesa dirigente, o plenário, as bancadas os líderes, entre outros. No encontro os alunos também, tiraram dúvidas, contribuíram com seus conhecimentos para a discussão, debateram propostas e se organizaram para participar do comício que acontecerá nesta quinta-feira 11/07, a partir das 08h, na escola.
Durante o comício todos os candidatos a vereadores apresentarão suas propostas de atuação a toda a comunidade escolar (eleitores). Logo após o comício, começará a votação nos candidatos a vereadores, que será acompanhada pela comissão eleitoral composta por alunos e professores. Ao todo serão escolhidos cerca de 20 vereadores, sendo 10 titulares e 10 suplentes, respectivamente. Alunos entre 10 e 16 anos do período matutino e vespertino se candidataram ao pleito.
Desde o início de junho os alunos estão em plena campanha na escola. A eleição dos pré-candidatos ocorreu em cada sala, primeiramente, na primeira quinzena de junho. Os alunos preencheram fichas de inscrição para concorrer ao pleito, discutiram com os colegas as demandas da escola e/ou da comunidade, elaboraram seu plano de governo e foram eleitos por votação em cada sala, para concorrer ao mandato de vereador mirim e infanto-juvenil representando toda a escola. Os professores envolvidos no projeto se organizaram e formaram a Comissão Eleitoral de Professores e também articularam a eleição de alunos para compor a Comissão Eleitoral de alunos, as duas comissões organizaram todo o processo de eleição e estão acompanhando todas as ações dentro da escola.
Segundo a diretora Beatriz Evangelista, a proposta de eleição dos vereadores mexeu com os ânimos dos alunos, o envolvimento e engajamento dos candidatos deixou a escola literalmente com o clima de eleição. Por todos os lados podem ser vistos cartazes com propostas e nomes dos candidatos. No intervalo, na entrada e saída da escola, o clima também é “quente”. 
A profa. Selma, componente da Comissão eleitoral, no período matutino relatou que o debate entre os alunos candidatos está bem interessante: candidatos com propostas não executáveis são questionados e, muitos tiveram que rever suas posições e o que estavam prometendo aos eleitores, alguns até desistiram da candidatura por acharem que a responsabilidade é muito grande e que não estavam preparados para assumi-la. 
Já a professora Rosana, do período vespertino, também da comissão eleitoral relatou que o clima esquentou no período da tarde, e que o processo de eleição está sendo uma excelente oportunidade para os alunos exercerem a sua cidadania.
Estima-se que aproximadamente 500 crianças e adolescentes participarão do comício e irão as urnas para escolher o seu representante a vereador na escola. No total, 48 alunos disputaram as vagas e 10 serão eleitos com seus respectivos suplentes.

 

0 comentários:

Postar um comentário