segunda-feira, 22 de julho de 2013
Hora do Conto
Mais uma atividade do projeto Biblioteca Itinerante Alternativa promoveu momento de leitura, chamado de Roda de História, no Cemei Francisca Valias Venceslau, comandado pela professora Ivânia da Silva Pereira Freitas. As 16 crianças, de idades entre 4 e 5 anos, foram dispostas em um círculo, para ouvirem a história “Meg, a gatinha – dia feliz” após apresentação do armário com acervo enviado pelo projeto para a escola.
A atividade realizada nesse dia encerrou o trabalho sobre a letra G, assim, após diversas atividades executadas, a roda de História foi utilizada por propiciar um momento agradável e de grande envolvimento por parte das crianças, tornando a aprendizagem mais eficiente. Neste sentido, buscamos desenvolver o interesse pela leitura, a habilidade de recontar a história e a interação com a turma durante a atividade.
Ivânia explica como foi feita a atividade: “apresentei às crianças o armário com os livros enviados à escola. Elas ficaram bastante empolgadas e puderam, num primeiro instante, manusear os mesmos. Logo após, dispostas em círculo, ouviram com muita atenção a história da gatinha Meg, que por sinal, elas adoraram. Depois da leitura, algumas das crianças se prontificaram a recontar a história e foram ouvidas com muito interesse”. Como complemento da atividade, a professora sugeriu conversar sobre a história, falando de atividades que realizamos durante o dia e à noite (como acontecia com a gatinha). As crianças registraram a história através de desenhos que foram expostos na sala para que fossem admirados por todos promovendo, assim, a valorização do próprio trabalho e dos outros. “Para encerrar, confeccionamos fantoches da gatinha com dobradura de papel e colagens e brincamos muito com os mesmos”, conta a professora.
De acordo com a professora, a experiência vivenciada com essa atividade foi muito gratificante, pois podia se ver nos olhinhos e nas atitudes o quão envolvidas e felizes as crianças ficaram. “A contação de histórias, com certeza, é um meio de transportar os alunos para outros universos, para situações inusitadas ou até mesmo cotidianas e neste caso, demonstram que as atividade realizadas por eles são tão importantes quanto as de príncipes, princesas ou super-heróis”, acrescenta.
0 comentários:
Postar um comentário