terça-feira, 30 de julho de 2013

Curso de Formação enriquece prática educativa de professores


O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), há 13 anos, realiza projetos direcionados à mobilização social, em diversas áreas, como cultura, educação e meio ambiente. Um dos fatores mais importantes dos projetos realizados é a preocupação com a sustentabilidade dos mesmos e, para isso, o Iades organizou no primeiro semestre quatro encontros com educadores, por meio do Curso de Formação. 
De acordo com a técnica em desenvolvimento de projetos, Lilia Coelho, o foco deste curso é preparar o professor para criar e/ou aproveitar metodologias que atendam às atividades inseridas em cada espaço.  
“Os professores se transformam em multiplicadores e oportunizam aos alunos vivenciarem em seu cotidiano práticas e valores essenciais para a formação cidadã e atuação protagonista. No caso dos educadores, eles participam de curso de formação para desenvolvimento de cada projeto”, afirma. 
O Curso de Formação para o Educação é certificado por instituições de Ensino Superior, parceiras do Iades e que, por sua vez, disponibilizam profissionais gabaritados para as aulas e palestras. Com o curso, o educador é motivado além de agregar valor à sua atividade. 
A assistente de projetos do Iades, Marizélia Gomes, considera que o curso integrado com todos os participantes dos projetos do Instituto é um momento de socialização dos educadores e participantes, onde “além do aprendizado que cada módulo proporciona, com várias discussões temáticas, eles se interagem e trazem para todos os participantes suas dúvidas, experiências”. E completa que, muitas vezes o educador, devido às suas atividades rotineiras e sem oportunidades de vivenciar experiências com outros profissionais e instituições, acredita que somente ele tem dificuldades, portanto, esse é o memento de ver o universo como todo.

Os encontros – No primeiro evento, estiveram presentes cerca de 60 educadores das instituições parceiras do Iades, assistindo à palestra do professor Aroldo José dos Santos, teólogo e filósofo com ênfase em Ética e Epistemologia e especialista em Docência na Educação Superior, discutiu sobre “O desafio do aprender a ser na complexidade social da atualidade”, onde fez uma larga reflexão com o público sobre a essência do existir, a ética e a moral, diante dos desafios da vida. Roberta Toledo, mestre em Direito, professora no curso de Direito da Uniube e coordenadora de especializações na área do Direito também explanou sobre “A legitimidade das decisões na democracia brasileira constitucionalizada”, quando incentivou a discussão de temas como o exercício da cidadania e a aplicação do direito. 
No segundo encontro, o tema “Hostilidade Humana”, foi abordado pela doutora em psicologia, Antônia Teresinha da Silva, falando da necessidade de voltar a atenção aos sentimentos, aos valores e ao próximo, com mais paciência. A discussão envolveu os professores, que refletiram sobre a realidade dentro da sala de aula. Já o palestrante doutor em filosofia, Otaviano José Pereira, levou para discussão o tema “Ontem: cadeiras nas calçadas; hoje: o que mudou nas últimas gerações?”, focando na mudança veloz e irreversível do mundo digital e das comunicações, além das reflexões que elas têm provocado nas gerações ao longo do tempo. 
O tema abordado no terceiro encontro foi “Metodologia Científica: A redação de Texto Científico”, ministrado pela profa. Nilce Vieira Campos Ferreira, doutora em Educação, que favorecerá os professores para a elaboração de artigos científicos e relatos referentes aos projetos trabalhados nas escolas e instituições. “A ideia é lançar um livro com a publicação desses artigos e relatos, ainda no primeiro semestre de 2014, valorizando e dando visibilidade ao trabalho do professor que abraça e desenvolve com empenho e dedicação as propostas dos projetos do Instituto Agronelli”, explica Lilia.
Já no último encontro do Módulo I do Curso de Formação para o Educador, fechando o ciclo do primeiro semestre, a professora Nilce Vieira Campos, mais uma vez apresentou seus conhecimentos com o tema “Metodologia Científica: Sugestões para apresentação de Texto Científico”, dando continuidade ao trabalho realizado na terceira parte do curso. 
Atualmente, os projetos envolvem cerca de três mil crianças e adolescentes, em mais de vinte instituições de Uberaba e região, o que compete credibilidade às suas ações. Os projetos do Iades têm coordenadoras específicas, que desenvolvem, monitoram e acompanham os resultados: Danúzia Brandão (Bibliotecando: Re-lendo o mundo), Lilia Coelho (Biblioteca Itinerante Alternativa e Aprender a Transformar), Marizélia Gomes (Criança Recicla Vida) e Tamires Barbosa (Cultura e História do Meu Bairro). A coordenadora do Iades é Mariângela Camargos. 


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