
Roda de Leitura é o nome sugestivo de mais uma ação do projeto Bilbliotecando: Re-lendo o mundo, coordenado por Danúzia Brandão. A ideia é formar o aluno para o protagonismo e a mediação literária no ambiente escolar contribuindo com o trabalho desenvolvido pelo professor participante do projeto promotor de ações multiplicadoras da literatura.
A criação das rodas de leitura na escola vai além do estímulo e do ato de ler, visa também a sustentabilidade de ações de leitura na escola após o encerramento do projeto no fim de 2013.
O Roda de Leitura está estruturado em dois momentos:
Durante às terças-feiras, no contra turno escolar os alunos recebem o Curso de formação em protagonismo e mediação de leitura, que compreende a organização de lideranças participativas de protagonistas que fomentem atividades nas quais os demais alunos poderão discutir acerca de temas atuais pertinentes a leitura dos clássicos aos quais estão em contato, incitando não só a questão literária, mas também os princípios de cidadania, ética e valorização humana na formação crítica dos colegas parceiros e de sua própria formação.
A formação prática acontece às quintas-feiras em que o aluno estrutura uma roda de leitura e compartilha suas ideias, compreensões e opiniões diante de temas polêmicos. A princípio o aluno protagonista desenvolve esse estímulo com apenas os 30 protagonistas que participam do Curso pensando em se tornar apto a construir sua roda dentro da Biblioteca de sua escola.
Essa atividade contempla nove alunos bolsistas que recebem ajuda de custo para desenvolver suas atividades, além de contar com mais 22 alunos protagonistas que fazem parte desse momento de reflexão. Os encontros estabelecem espaços de diversão, pensamento, objetividade, melhora na interpretação, escrita e leitura para que possam ser monitores auxiliares das atividades escolares. A proposta conta com o apoio da FACTHUS que cede o espaço das salas para que os alunos tenham maior comodidade, conforto e facilidade, dando credibilidade ao trabalho com a leitura.
Danúzia considera que as presenças voluntárias reforçam a nova ação do projeto, dando oportunidades, resgatando valores e alcançando o objetivo de amparar os alunos e professores participantes do projeto. “É preciso que o Bibliotecando continue na escola, mesmo que não estejamos lá naquele momento, teremos um mediador que entende de leitura”, explica.
0 comentários:
Postar um comentário