O objetivo da palestra foi mostrar a organização e função dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e como os professores podem levar o assunto para a sala de aula. Alan iniciou a palestra com contação de história e, logo, apresentou dados brasileiros sobre senadores, deputados e a forma de distribuição dos poderes no país.
“No encontro abordamos também sobre a representatividade de cada estado no Congresso Nacional, e ainda dialogamos de que forma esses conceitos podem ser trabalhados junto aos alunos que participarão do Processo Eleitoral do Vereador Infanto-juvenil na mesma. Ainda discutimos sobre a necessidade de apresentarmos aos candidatos uma proposta que norteie as atribuições deles, depois de eleitos, bem como os mecanismos necessários para efetivarem as propostas apresentadas durante o processo eleitoral”, afirma Alan. Para ele, esses encontros foram momentos ímpares para o debate, aprendizado e crescimento.
Ele destacou ainda o descerramento do encontro, no qual discutiram a importância de motivar a participação popular e a mobilização social, entretanto, propulsionadas por causas, propostas, e indicativos de melhorias, e não simplesmente por um levante midiático ou modista. “E concluímos, com a percepção de que só a reflexão e o conhecimento, transformados em atitudes construtivas e conscientes, podem verdadeiramente constituir a transformação social da inclusão e da equidade”, completa.
A coordenadora do projeto, Lilia Coelho, relata que nas discussões junto aos professores, também foram pontuadas reflexões como: o papel da escola no direcionamento sobre esse fato das atuais manifestações, já que nem sempre os alunos têm diálogos referentes à situação, em casa. Ela pondera a importância de espaços de discussões como esses, propiciados pelos projetos do IADES, pois, a formação continuada acaba oportunizando reflexões e ponderações sobre os fatos que estão em evidência no país e no mundo, o que contribui para a construção dessas propostas junto às escolas objetivando a formação cidadã da criança e do adolescente. “Se queremos incentivar a formação do aluno para a participação cidadã, nós temos que nos preparar para poder responder de forma responsável os questionamentos que nos fazem, diante de fatos e situações ocorridas em nosso cotidiano”, comenta.
Estes educadores serão os mediadores da Eleição dos Vereadores Mirins e Infanto-Juvenis, que acontecerá na escola nas primeiras semanas de julho (data a definir). E os professores acreditam que será um processo muito enriquecedor para os alunos-candidatos, que já montaram seus planos de governo levantando problemas, dificuldades e sugestionando soluções. Lilia observou que, entre uma proposta e outra, os candidatos opositores já impulsionam suas habilidades críticas, com questionamentos sobre como executar os projetos. Outro ponto também ressaltado por ela é que alguns itens do plano de governo dos candidatos é que faltam recursos, como reforma da escola, melhoria da merenda escolar, etc. E este ponto será trabalhado com os educadores nos próximos encontros do projeto, quando serão discutidos assuntos como a Lei Orçamentária e o Plano Plurianual. “Estes conhecimentos servirão de suporte para que os alunos pensem como executar os seus planos de governo”, explica Lilia.
Os 30 pré-candidatos já foram escolhidos e em julho serão eleitos os 15 vereadores mirins e infanto-juvenis.


21.6.13
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