segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projeto Produtor de Águas: preservação, turismo e pesquisas

 
Este é o “Ano Internacional pela Cooperação da Água”, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). E em Uberaba, pensando na preservação deste e dos recursos naturais existentes em nosso planeta, um projeto visionário idealizado pelo engenheiro agrônomo Marco Túlio Paolinelli tem como foco, buscar a sustentabilidade ambiental, através do Projeto Produtor de Águas (PPA), realizado na fazenda Agronelli.
Além da implantação de técnicas de recuperação de áreas degradadas, a fazenda foi transformada em um ambiente propício para a inserção de projetos de educação ambiental e convívio em harmonia com a natureza. Algumas escolas de Uberaba já agendaram visitas ao local, com a finalidade de desenvolver com seus alunos a produção de conteúdo mostrando a prática da relação socioambiental.
Desde 2006 acontecem as visitas. E a primeira deste ano foi da turma do curso de engenharia ambiental da Uniube, na qual os alunos foram acompanhados pela professora Carolina Oliveira e das responsáveis pelo Projeto Produtor de Águas (PPA), Marizélia Gomes, Alline Custódio e Flávia Assunção, representando o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades). 
A finalidade da visita é de que os alunos conheçam o PPA, as técnicas aplicadas na recuperação de áreas degradadas, conhecendo as espécies usadas e implantadas para contribuir com o projeto. “Foi uma manhã produtiva, os alunos foram bastante participativos e interessados, eles pontuaram durante a trilha que estavam conhecendo na prática aquilo que até o momento tinham apenas conhecimento teórico apresentado em sala de aula, essa foi a oportunidade deles vivenciarem o projeto”, conta Marizélia.
 
Pesquisas - O espaço também já se transformou em centro de iniciação científica, com os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba (Uniube). Estão sendo desenvolvidos 10 projetos de pesquisa e a Flávia Assunção, estagiária do Iades e também aluna do curso, está participando com o tema “Comparação de diferentes resíduos gerados pela propriedade como fonte de substrato para produção de mudas de espécies florestais”. Ela acredita que a experiência, tanto no Instituto como responsável pelo projeto e também como o trabalho de iniciação científica enriquecem a vida acadêmica e profissional, dando oportunidades de desenvolvimento socioeducacional. 
 
PPA - Há 31 anos, idealizado pelo Engenheiro Agrônomo Marco Túlio Paolinelli, iniciou-se na fazenda Agronelli no município de Uberaba-MG, um trabalho de conservação do solo, água e recomposição de mata ciliar, posteriormente denominado “Projeto Produtor de Água - PPA”. Preocupado com a situação da sua propriedade rural adquirida no inicio dos anos 80, onde se observava erosão laminar, erosão em sulcos, voçorocas, ausência de reserva florestal e as nascentes que no período da seca interrompiam o curso d’água, ou seja, secavam, o proprietário com formação profissional em ciência agrária e com uma visão voltada para o meio ambiente, resolveu trabalhar tentando inverter essa situação. Foi então que nasceu o PPA, para auxiliar na busca de soluções dos problemas ambientais gerados pelo processo de desenvolvimento da sociedade humana, sinalizando um caminho seguro na direção do desenvolvimento sustentado.
 
Visitas - As visitas acontecem entre os meses de abril e setembro, onde a equipe da Fazenda e do Instituto recebem alunos de escolas da rede pública, particular e de várias instituições interessadas em conhecer o PPA.  Elas são realizadas às quartas-feiras, no período da manhã e tarde e os interessados em agendar deverão entrar em contato com o Instituto Agronelli, pelo telefone: (34) 3313-0770 ou por e-mail: instituto@institutoagronelli.org.br.
 
FOTOS: João Fábio Sommerfeld






 

0 comentários:

Postar um comentário