segunda-feira, 6 de maio de 2013

Curso enfatiza reflexão sobre o homem e a espacialização

 
Todos os projetos do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) já estão com atividades em andamento, desde fevereiro. O Projeto Cultura e História do Meu Bairro ofereceu, semana passada, o 5º encontro do Módulo II do Curso de Formação para o Educador, na sede do Iades, com o tema “Potencialidades do estudo geográfico do “lugar” e articulações espaço-temporais”, ministrado pela professora Amanda Regina Gonçalves.
A coordenadora do projeto, Tamires Barbosa, considera que este momento é extremamente rico porque trás a reflexão sobre a teoria e a prática, o que proporciona ao  professor subsídio para desenvolver o projeto de acordo com a pedagogia proposta. “Esse encontro foi muito produtivo, pois a professora Amanda já havia desenvolvido um projeto semelhante com alunos de uma escola pública e, por meio dos resultados do seu trabalho, ela trouxe riquíssimas contribuições e ideias para a pesquisa que os professores irão desenvolver”, relata. Para a professora Amanda, é de extrema importância que saibamos que a atividade humana acontece num espaço e tempo. E estudar o bairro permite o aluno perceber isso, ter a noção de espacialização, ela explica: “espacializar os fenômenos é ter a noção de que o espaço influência a prática do homem e que a prática do homem influência o espaço. A principal consequência dessa noção é a reflexão e análise crítica. E através dessa análise é possível  o planejamento dos espaços que ainda não foram urbanizados”.
O último encontro do Módulo II  do Projeto Cultura e História acontecerá no dia 15 de maio, a partir das 13h30, no Iades, com a palestra “Desenho e fotografia: Um olhar sensível e revelador”, ministrada pela arte educadora  Rita de Blasiis.

0 comentários:

Postar um comentário