sexta-feira, 24 de maio de 2013
Alunos de Patos de Minas visitam Fazenda Agronelli
O calendário de visitas da Fazenda Agronelli já está aberto a alunos de escolas e universidades e também para a comunidade, com agendamentos prévios. O objetivo, além de mostrar o desenvolvimento do Projeto Produtor de Águas (PPA) é de que as pessoas conheçam as ações desenvolvidas e as técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas. De acordo com a estagiária do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, Flávia Assunção, que acompanhou a visita na semana passada, dos alunos da Universidade de Patos de Minas (Unipam), a intenção é também mostrar o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico industrial, por meio da união aliada a práticas sustentáveis.
Os conteúdos abordados com os universitários foram: recuperação de áreas degradadas, conservação de nascentes, corpos hídricos e solo, importância da preservação da mata ciliar para manter o equilíbrio do meio, etc. Na fazenda Agronelli, além de projetos voltados à educação ambiental e à sustentabilidade funciona um complexo agroindustrial, que fabrica madeira. Nesse mesmo local está sendo implantado um laticínio, que produzirá leite do tipo A.
De acordo com Flávia, um dos principais pontos observados durante a visita foi o bolsão da viúva, que era uma voçoroca com grandes dimensões e com a intensa degradação estava entrando em processo de desertificação. Por meio das técnicas implantadas pelo engenheiro agrônomo Marco Túlio Paolinelli, foi possível recuperar essa voçoroca, além de perenizar uma nascente que abastece os córregos da região. “Na área em questão mostramos as técnicas conservacionistas (contenção de encostas por meio do bambu, inserção de um bolsão) que foram utilizadas para recuperar a área”, completa.
Os registros fotográficos apresentam claramente a diferença no local de uma área em degradação para uma área totalmente recuperada ou que se encontra em estado de recuperação natural. Várias espécies vegetais estão plantadas na fazenda, com o objetivo de manter a biodiversidade de espécies, árvores nativas, frutíferas, entre outras. O percurso é finalizado ressaltando a importância de preservar os recursos hídricos e mostrando a necessidade de água para a manutenção da qualidade de vida.
0 comentários:
Postar um comentário