Nesta terça-feira (19) o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social - Iades realiza evento direcionado a instituições públicas, particulares e comunitárias e, também, a todos os interessados em conhecer e participar dos projetos do Instituto: “Cultura e História do Meu Bairro”, “Criança Recicla Vida”, “Aprender a transformar”, “Bibliotecando: Re-lendo o mundo” e “Biblioteca Itinerante Alternativa”, que estão com editais abertos até o dia 28 de fevereiro. A grande novidade deste ano, é que as escolas particulares também poderão participar, já que no ano passado um projeto-piloto foi desenvolvido junto ao Colégio Marista Diocesano.
A finalidade do encontro, que terá como mediadora a coordenadora do Iades, Mariângela Camargos, é de explicar os projetos e orientar as instituições, incentivando, com exemplos, a participação.
Para Mariângela, o cunho social dos projetos, que envolvem temas transversais, como educação, história, cidadania e educação ambiental, agregam valor ao ensino e levam para a escola uma transformação da criança e do adolescente, modificando a história de vida de cada um.
No caso dos professores, eles também passam por novas experiências, pois são incentivados para serem monitores dos projetos e, consequentemente, multiplicadores de diversos ensinamentos. As escolas e instituições parceiras destes projetos recebem todo o apoio para o desenvolvimento do trabalho junto aos alunos e a comunidade escolar, como visitas técnicas, oficinas práticas, além da otimização da metodologia aplicada pelo educador que oportuniza trocas de experiências e aprendizados compartilhados. Os projetos são documentados em forma de publicações, vídeos e eventos de culminância.
Mariângela convida as instituições que ainda não fizeram suas inscrições, e principalmente, aquelas que não conhecem os projetos, para participar do encontro, que acontecerá a partir das 8h, do dia 19 de fevereiro no anfiteatro da Fiemg.
0 comentários:
Postar um comentário