sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Escolas de Uberaba retratam cidadania e educação fiscal


Escolas participantes do projeto Aprender a Transformar do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), em parceira com a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Secretaria da Receita Federal e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), movimentou o Centro de Cultura José Maria Barra, na noite da última quarta-feira (09). Alunos e professores apresentaram a peça “Cidadania em Cena”, marcando o final das atividades do Projeto que trabalhou o tema “Educação Fiscal”. O evento foi aberto a toda comunidade.

Neste ano, participam do Projeto três escolas estaduais (Professor Chaves, Leandro Antônio de Vito, Frei Leopoldo de Castelnuovo) e uma municipal (Olga de Oliveira). Cerca de 140 alunos foram envolvidos diretamente e também com a apresentação. O evento contou também com a participação do Pró-jovem e Jovens em Ação, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Delta e da Escola Estadual Fidelis Rei.  A técnica do Iades, Lilia Coelho, cita que o Projeto Aprender a Transformar contribuiu para a formação continuada de crianças e adolescentes. “Elas foram despertando para o seu papel na sociedade. Acreditamos que o resultado, vamos colher quando esses jovens se tornarem adultos críticos e protagonistas no exercício pleno de sua cidadania”, ressalta.

A coordenadora do Instituto Agronelli, Mariângela Camargos, avalia que neste ano, o Projeto contou com a participação significativa dos adolescentes, sendo que na apresentação da peça, eles representaram e cantaram letras a respeito da cidadania e educação fiscal. “Percebemos uma evolução na técnica teatral e isso nos aponta que as orientações da arte educadora surtiram efeito positivo na qualidade da apresentação”, disse. Nesta edição, o projeto contou com diversas oficinas de teatro, tanto para os professores quanto para os alunos. “Vemos que a habilidade dos adolescentes com a representação, possibilita a abertura maior de um leque. Com isso, podemos desenvolver diversas oportunidades para o fortalecimento do protagonismo juvenil na linha cultural”, acrescenta.

Apresentações. Com dança, as alunas da Escola Estadual Fidélis Reis abriu a noite de apresentações com o tema Trabalho Infantil x Direitos Fundamentais da Criança. Em seguida a escola Estadual Professor Chaves abordou o tema Cidadania, numa representação teatral. “Ela trouxe o paralelo entre uma cidade cidadã dos sonhos e a atual realidade, mostrando as possibilidades e desafios para termos efetivamente uma cidade onde os direitos fundamentais de todos os cidadãos são garantidos. Foi uma apresentação com muitas informações que contribuiu para despertar o interesse das pessoas pelo tema, que foi assistido com atenção pelo público presente”, disse Lilia Coelho.

A Escola Municipal Olga de Oliveira levou para o palco o teatro sobre a importância da nota fiscal. A Escola Frei Leopoldo de Castelnuovo trabalhou o tema tributos. “De forma irreverente, a turma apresentou a história com a figura de um anjo, que sabe dos seus direitos e deveres, e o do mal, que não quer exercer a sua responsabilidade de cidadão. “De forma lúdica e muito engraçada os alunos falaram com propriedade sobre o tema proposto, empolgando a todos”, observa Lilia Coelho. Ela acrescenta que a Escola Leandro Antônio de Vito, retratou o Protagonismo Juvenil. “Além de apresentar com muito estilo o tema, a escola levou o rapper  Lupa para animar ainda mais a apresentação, que incendiou o público presente”, ressalta.

Os jovens dos projetos Pró-jovem e Jovens em Ação do Cras de Delta encerraram as apresentações.  O teatro enfatizou o destino dos impostos recolhidos pelo município, estado e união. “Em quadros pintados, os jovens construíram no palco do teatro, uma bela casa e logo após, com passos de dança e num passe de mágica a casa se transformou em uma linda cidade num formato de aquarela”, finaliza Lilia Coelho.

Fotos







Veja os melhores momentos da peça "Cidadania em Cena" na fanpage do Instituto Agronelli, no Facebook: http://www.facebook.com/institutoagronelli.

0 comentários:

Postar um comentário