Em 2014, a equipe do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) comemora 14 anos. Conotativamente, pode-se dizer que a instituição está entrando na fase da adolescência, marcada pela transição entre a infância e a idade adulta. E é nesse estágio que o Iades busca as competências para assumir novos papeis sociais.
Mariângela Camargos, coordenadora do Iades, garante que este momento requer concentração especial da equipe. “É tempo de rever conquistas alcançadas, repensar os desafios, avaliar os pontos fortes e fracos e enxergar as mudanças necessárias, preparando-se para as novas oportunidades. As descobertas e aprendizagens são essenciais na preparação do terreno para o cultivo de novas sementes”, acrescenta.
Lilia Coelho, analista de desenvolvimento de projetos, ressalta que a equipe quer comunicar aos amigos, parceiros, apoiadores e a toda a comunidade que acompanha e soma esforços junto às ações do Iades, que devido a essa reestruturação e planejamento estratégico, os projetos que são desenvolvidos anualmente com as escolas públicas e instituições comunitárias não acontecerão no ano de 2014. “Algumas ações estão previstas para este ano, como o lançamento do livro de artigos e relatos de experiência e a primeira edição do livro produzido pelo projeto Aprender a Transformar”, conta Lilia.
A nova proposta prevê o fortalecimento da articulação e mobilização com a comunidade, a participação nos conselhos de políticas públicas, o estreitamento de laços com as empresas apoiadoras dos projetos, o aperfeiçoamento das ferramentas de monitoramento e avaliação e ainda a realização de cursos de formações em parceria com instituições de ensinos superiores.
E aproveitando o momento de inovação, a equipe divulga a nova missão e visão institucional, com foco na formação de pessoas para o exercício pleno da cidadania:
Missão: Promover ações que contribuam para a formação de jovens cidadãos, ativos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e participativa.
Visão: Ter uma comunidade ativa na transformação de sua realidade.
O Iades sabe de sua responsabilidade e compromisso com a comunidade e por isso prepara sua equipe para os desafios crescentes, encerra a coordenadora Mariângela Camargos.
0 comentários:
Postar um comentário