segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Com vocês, a leitura clássica brasileira!

Alunos, professores e parceiros do projeto Bibliotecando: Re-lendo o mundo finalizaram as apresentações do ano de 2013, pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), com uma noite cheia de surpresas e alegria. Os adolescentes, que ao longo do ano, leram e interpretaram obras clássicas da literatura brasileira, como “A hora da estrela”, de Clarice Lispector; “A morte de Quincas Berro D´água”, de Jorge Amado; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Lucíola”, de José de Alencar, entre outros, empolgaram a plateia que lotou o Cine Teatro Vera Cruz. 


A culminância é uma criação artístico-cultural que mostra o olhar deles sobre os temas dos livros. Desde o início do projeto neste ano, nas 10 escolas de Uberaba e região, os alunos fizeram visitas à Biblioteca Pública de Uberaba, produziram paródias, textos, quadrinhos, saraus e participaram de diversas atividades que os fizeram refletir sobre a leitura e suas vertentes. 
Durante o evento, as educadoras emocionadas, receberam uma homenagem pela condução das atividades com os alunos. Logo depois, houve música, teatro, dança, declamação, entre outras apresentações que marcaram a noite. O Roda de Leitura, que é uma vertente do projeto, também teve seu momento no palco, onde os alunos participaram brilhantemente. 
Logo após o espetáculo, todos os alunos e professores que colaboraram com o projeto receberam um exemplar do livro que contém poesias, história, desenhos e toda a diversidade de trabalhos que compõem a 3ª edição. 
A coordenadora do projeto, Danúzia Brandão, registra: “devo agradecer a atenção, a leitura e os olhares dedicados que acompanharam nossa trajetória de luta. O Re-lendo o mundo volume 3 encerra aqui, mas não acaba. A luta contra o desinteresse pela leitura e contra os novos personagens que se acumulam na batalha contra o gosto pela leitura só crescem”.


O projeto – O Bibliotecando: Re-lendo o mundo teve início em 2010 com a parceria do Iades e com a inscrição no HSBC de Solidariedade, ainda como projeto piloto, atendeu em 2011 a 100 alunos. Em 2012, continuou contando com o HSBC e com a parceria da Unesco (Criança Esperança), ampliando suas ações para 396 alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio. Nos últimos 3 anos, o projeto contribuiu para que surgissem 1019 novos leitores na cidade de Uberaba e região, “leitores capazes de entender seu papel na cidadania participativa e, principalmente, na função de reler o mundo em que estão inseridos e compreender que as releituras desse mundo têm a função de colorir cada existência”. 















0 comentários:

Postar um comentário