terça-feira, 7 de julho de 2015

Comissão de Fluxo da Roda da Conversa segue a todo vapor com as capacitações de seus integrantes

A equipe do Instituto Agronelli e mais quinze profissionais que integram a Comissão de Fluxo da Roda de Conversa seguem empenhados na construção e preparação do curso de capacitação dos atores sociais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), que ocorrerá no segundo semestre de 2015.

O curso formatado pela Comissão de Fluxo está sendo realizado primeiramente com os próprios membros da comissão. Ao todo são dez módulos, que estão sendo ministrados desde o fim do mês de maio.

Na ultima quinta-feira (02/07) a Coordenadora do Iades Mariângela Camargos e a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Dagma Wanderleia Costa, ministraram o módulo 5 do curso, com o tema “Ética profissional na relação com os sujeitos: equipe e usuários”.

Magda, ministrou a primeira parte da capacitação

Mariângela, ministrou a segunda parte do módulo

Nesta, terça-feira (07/07) foi a vez da coordenadora de projetos na Secretaria de Educação Roseleide S. Moreira Mota e da Coordenadora do Cras Dr. Décio Moreira, Silene Maria Furtado Baroni, ministrarem o tema: “Liderança e habilidades comunicacionais”, no módulo 6 do curso.

 Silene falando sobre liderança

Rose discutindo sobre habilidade comunicacionais

O próximo encontro ocorrerá no dia 14/07, e a condução das discussões ficarão por conta do Professor da Universidade Federal Triângulo Mineiro – UFTM, prof. Ailton Souza Aragão e da Coordenadora do CREAS e presidente do COMDICAU, Michelle Carvalho Santos, que ministrarão o tema: “O que sabemos sobre violação: nossa formação inicial”.

Com previsão de conclusão para o fim do mês de julho o curso conta com o apoio de diferentes profissionais que atuam no SGDCA em Uberaba. O módulo 9 terá como ministrante a Psicóloga Judicial do Juizado da Vara da Infância e Juventude, Marli Martins de Assis, abordando o tema: “Responsabilização jurídica: notificação compulsória, resistência ao acolhimento”; e o módulo 10, contará com o apoio do promotor da infância e juventude de Uberaba, André Tuma, que abordará o tema “O ato infracional: legislação e entendimento”, discutindo sobre o SINASE e o atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Encerrando esse ultimo módulo teremos a técnica de projetos do Instituto Agronelli, Lília Cristina Coelho abordando o tema: Diagnóstico.

A capacitação está acontecendo semanalmente exclusivamente para os membros da Comissão de Fluxo que farão a multiplicação do curso no segundo semestre, capacitando pelo menos 160 atores sociais que integram instituições e órgãos públicos e do terceiro setor do segmento da criança e do adolescente em Uberaba. A intuito é capacitar profissionais que tenham potencial para também atuarem como multiplicadores do curso nas instituições em que trabalham

Acompanhe as ações da Roda de Conversa em sua página no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário