quinta-feira, 25 de junho de 2015

Curso de Capacitação aborda temas estruturantes para fortalecer o trabalho em rede



“Capital humano, infraestrutura e burocratismo obscuro: os nós que atam a Rede”, esse foi o tema do quarto encontro do curso de formação continuada mediado por Patrícia Pantaleão Freitas (psicóloga no CRAS Tutunas) e Lília Coelho (técnica de projetos no Instituto Agronelli), integrantes da Comissão de Fluxo da “Roda de Conversa”. Os membros da referida comissão - composta por dezoito profissionais de diferentes instituições e órgãos públicos e do terceiro setor - estão se preparando para atuarem como multiplicadores desse e de outros temas, no segundo semestre, quando o curso será reaplicado para 160 atores sociais de instituições órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) de Uberaba.

O curso é uma das ações estratégicas do projeto de fortalecimento do trabalho em rede na cidade, elaborado pela referida comissão e validado pelos profissionais participantes da Roda de Conversa no final de 2014.

No início de 2015, foi elaborado um projeto específico (plano de trabalho) do curso de capacitação, o mesmo já foi apresentado e aprovado em plenária pelos conselheiros do Municipal de Assistência Social - CMAS, e seguiu para assinatura do prefeito Paulo Piau. As ações de capacitação estão previstas para acontecerem a partir de agosto e contará com parceiros que disponibilizarão espaços físicos (salas de aulas) para a realização do curso para turmas com até 40 integrantes, cada.


A RODA DE CONVERSA: 

Foi publicado no Porta Voz nº 1296 - Uberaba, em 27 de Maio de 2015, o DECRETO Nº 4101, de 27 de maio de 2015 que Instituiu o Programa Roda de Conversa do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no município de Uberaba. O Decreto preconiza em seu Art. 1º - que o objetivo da “Roda de Conversa” é fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública municipal e a sociedade civil no que tange a garantia, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

São instituições e órgãos que compõe o Sistema de Garantia de Direitos: Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude, Política Militar e Civil, Centro de Prevenção a Criminalidade, Prefeitura de Uberaba, Superintendências Regionais de Ensino e da Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituições não Governamentais, Conselhos Tutelares e Conselhos Municiais Setoriais, entre eles, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau).

AGENDA::

CONVITE: A próxima Roda de Conversa ocorrerá no dia 30/06/2015
Local: Elite Clube – Rua Tupinambás, 18 – Bairro São Benedito (próximo à rodoviária).
Horário: das 08h30 às 11h





0 comentários:

Postar um comentário