quarta-feira, 1 de abril de 2015

O Instituto Agronelli participa da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Uberaba

A coordenadora do Instituto Agronelli Mariângela Camargos e a técnica de desenvolvimento de projetos Lília Coelho, que também são conselheiras no Conselho dos Direitos, participaram ativamente da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no dia 27/03 o dia todo no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba e contou com a participação de diferentes atores sociais que compõem instituições do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de professores e estudantes universitários, muitas crianças e adolescentes lotaram o auditório Mário Pimenta Camargo.

A programação do evento teve como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente” e contou, no período da manhã, com palestras proferidas pelo Promotor da Infância e Juventude de Uberaba, André Tuma, e, da Coordenadora Especial da Política Pró-criança e Adolescente, Eliane Quaresma Caldeira.

No período da tarde, a Coordenadora do Instituto Agronelli, que também é vice-presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, fez a abertura dos trabalhos, orientando sobre a divisão dos grupos para as discussões dos cinco eixos temáticos, bem como, a elaboração das propostas para serem encaminhadas ao Conselho Estadual. Foram discutidos os temas: promoção dos direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Criança e Adolescentes.

As propostas trabalhadas nos grupos foram apresentadas à plenária e aclamadas pelos delegados. Para Mariângela Camargos, “o trabalho em grupo é um momento em que os participantes se dedicam a resumir tudo o que foi construído nas pré-conferências em apenas quatro propostas para cada eixo. Exige concentração e consenso do grupo sobre as propostas mais importantes, e, por isso, o coordenador do Grupo precisa estar preparado para orientar as discussões.”.

Além das propostas que serão encaminhadas para o Conselho Estadual, algumas propostas em nível municipal foram apresentadas pelos grupos com o objetivo de subsidiar a política pública em Uberaba. Para Lília Coelho, os temas discutidos e as propostas retiradas nas pré-conferências e Conferência Municipal são legítimas e precisam fazer parte das discussões e planejamento da Política Municipal voltada para o Segmento da Criança e do Adolescente. “Além disso, as discussões sobre os direitos da criança e do adolescente precisam fazer parte do dia-a-dia das escolas e instituições, pois, somente assim esse público se apropriará dos seus direitos e passarão a compreender a importância da participação ativa nos espaços de participação popular que discutem a política de atendimento infanto-juvenil”, finaliza.

Antes do encerramento do evento, foram apresentadas duas moções: Uma contrária a redução da maior idade penal Pec 171, e outra relacionada ao Estatuto da Juventude. Ambas, foram acolhidas e apoiadas pela plenária.

Confiram alguns registros do evento.




Apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira














0 comentários:

Postar um comentário