segunda-feira, 20 de abril de 2015

Imposto de renda de pessoa física pode financiar projetos em Uberaba


Nesse momento em que a população brasileira está empenhada em preencher seu imposto de renda uma notícia boa é disseminada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A ideia é incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda devido aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA). A iniciativa conta com o apoio da Receita Federal.

Em Uberaba o contribuinte pode doar diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (FUMDICAU). O prazo para as doações realizadas diretamente pelo Programa Gerador da Declaração de Ajuste Anual vai até 30 de abril, último dia para a entrega da declaração. Os recursos serão destinados às instituições que atuam na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e que tiveram projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAU).

Conforme a Secretaria de Direitos Humanos, o contribuinte que pretende fazer a doação poderá destinar no máximo 3% do imposto devido ao FIA que escolher. A doação não representa um custo adicional para o contribuinte, mas sim a destinação de uma parcela do imposto a ser pago à Receita Federal para o Fundo. Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição. A dedução é aplicada somente para as pessoas que optarem pelo modelo completo da declaração.

Além da doação realizada diretamente da declaração, as destinações efetuadas ao longo do ano de 2014 ao FUMDICAU também podem ser abatidas até o limite de 6% do imposto devido, devendo ser informadas no campo Doações Efetuadas. Essas destinações podem ser realizadas em qualquer período do ano, por meio da transferência bancária para a conta corrente: 200.000-8, Agência: 0015-9, Banco do Brasil em nome do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (FUMDICAU).

Quer saber os passos para a destinação? É simples, no momento da declaração:

Acessar o site da declaração/Formulário Completo/ Doações para ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente/ Escolher MG / Uberaba / Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba, do lado direito observar o valor máximo a ser destinado e do lado esquerdo o campo para preenchimento do valor a ser destinado, concluir tarefa clicando OK.

Ir no campo Imprimir para Imprimir DARF para ECA que deve ser paga até o dia 30 de abril.
Se tiver imposto a pagar o valor é diminuído. Se tiver imposto a restituir o valor é aumentado, sendo devolvido com correção no momento da restituição.

Lembre-se que durante o ano a destinação pode ser depositada na conta abaixo e deduzindo na declaração do ano seguinte, optando pelo formulário completo.
CNPJ do FUMDICAU de Uberaba: 19.073.304/0001-07. Conta corrente: 200.000-8. Agência: 0015-9 Banco do Brasil.


Mais informações pelo telefone 3313 0770.

0 comentários:

Postar um comentário