quinta-feira, 17 de abril de 2014

IR Devido pode ser destinado ao FUMDICAU, no ato da declaração.

O segundo Café com Sustentabilidade apresentou na última quinta-feira (10/04) o Seminário Tributo à Cidadania protagonizado pela Receita Federal em parceria com o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES) e FIEMG. O assunto abordado foi o direcionamento de imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (FUMDICAU), no ato da declaração.

Mariângela Camargos, em breve apresentação sobre a aplicação dos recursos do FUMDICAU

Mariângela Camargos, coordenadora do IADES e também conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (COMDICAU) fez uma breve apresentação sobre a aplicação dos recursos do FUMDICAU, fundo ligado ao Conselho. Em seguida foram apresentados os projetos das instituições Escola para Surdos Dulce de Oliveira, pela diretora Florence Alves, e o Projeto dos Meninos e Meninas pelo diretor Marco Cury que destacaram a importância dos recursos captados no Fundo para o desenvolvimento das ações junto ao público infanto-juvenil.

Na segunda parte do evento, os palestrantes da Receita Federal, Sizenando Ferreira Oliveira, delegado adjunto e Vanderlei Vieira dos Santos, auditor fiscal explicaram em linguagem acessível, o passo a passo, no site da Receita Federal, de como e porque usufruir desse incentivo fiscal.

A destinação de 3% do IR devido pode ser feita, no ato da declaração, até dia 30 de abril, para a pessoa física que optar pelo formulário completo. A capacidade de Uberaba de destinação da pessoa física para o Fundo é de aproximadamente R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais). A lei autoriza e não obriga, por isso é necessário o cidadão escolher destinar. “Imaginem esse recurso sendo investido nas instituições do município ao invés de ir para os cofres da União”, diz Mariângela. “É importante fazer essa articulação e integrar as empresas, instituições do terceiro setor, pessoas físicas, para discutir sobre as possibilidades de financiamento de projetos, através das leis de incentivo fiscal. Em Uberaba, essa é uma prática, ainda, pouco desenvolvida, por isso precisamos fortalecer essa ação junto ao público em potencial.”

O evento aconteceu de 8h30 às 11h, no auditório da FIEMG Regional do Vale do Rio Grande.


Sizenando Ferreira Oliveira, Márcia Helena Carvalho, Mariângela Camargos, Célia Gomes,Vanderlei Vieira dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário