Os Vereadores Mirins e protagonistas do projeto Aprender a Transformar cumpriram mais uma etapa de visitas, desta vez à Câmara Municipal de Uberaba, acompanhados por uma equipe de profissionais da casa, além do vereador Marcelo Borjão, responsável por articular entre os demais vereadores de Uberaba as informações sobre a visita.
Os alunos conheceram as dependências do prédio antigo, patrimônio histórico da cidade e suas características. Provisoriamente, os vereadores estão realizando as sessões no plenário histórico da Câmara, até que o espaço que fica no térreo do imóvel seja totalmente reformado.

A funcionária Cássia conduziu os adolescentes e professores contando sobre as curiosidades centenárias, como os lustres que precisam de cuidados especiais de um especialista de São Paulo para a manutenção de limpeza e as pinturas, as datas e acontecimentos marcantes da trajetória política de Uberaba.
Na parte superior do prédio, o plenário tem uma pintura especial e os móveis são conservados conforme a época em que foram comprados. Todas estas informações foram repassadas aos alunos e, posteriormente, eles se sentaram nas cadeiras dos respectivos vereadores de Uberaba, para ouvir um pouco sobre o funcionamento da Câmara e das reuniões, aprovações, votações. O vereador Borjão respondeu diversas perguntas dos estudantes.
As professoras Rosana e Selma consideraram a visita como uma grande oportunidade dos adolescentes conhecerem a história, o local e também entenderem um pouco mais sobre a política, um assunto tão complexo que se torna mais compreensível com explicações de quem entende do assunto.

Lilia Coelho, coordenadora do projeto Aprender a Transformar e organizadora das visitas, tem consciência de que estes momentos representam, muitas vezes, o contato dos alunos com informações desconhecidas e a oportunidade de despertar a consciência crítica.
 |
| Local de reforma do futuro plenário |
Projeto Aprender a Transformar - é realizado anualmente pelo Instituto Agronelli em parceria com a Receita Federal e a Secretaria de Estado da Fazenda de MG, e em 2013 está em sua 3ª edição.
Esse ano, o projeto está sendo realizado em parceria com a E. E. Presidente João Pinheiro, que envolveu todas as turmas do período matutino e vespertino do 6º ao 9º ano, nas atividades do projeto. Tem como fundamento o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF e o seu objetivo é disseminar informações e conceitos sobre a gestão fiscal, favorecendo a compreensão e a intensificação da participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos. Para isso, busca unir as experiências pedagógicas dos professores aos aspectos socioeconômicos e culturais local, para levar a discussão de diferentes temas aos alunos, relacionando-os com o cotidiano escolar. O intuito é incentivar desde cedo, a participação ativa desses pequenos cidadãos.
Desde março, várias ações estão sendo desenvolvidas junto aos professores e alunos da referida escola, inclusive os alunos passaram pelo processo de eleição de vereadores mirins e formatação de um grupo de protagonistas que estão tendo formação intensiva – teórica e prática. Uma das etapas desse processo de formação é a visitação a órgãos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
0 comentários:
Postar um comentário