segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Vereadores Mirins em oficinas sobre Participação Popular
Os Vereadores Mirins e protagonistas da E. E. Presidente João Pinheiro tiveram mais um encontro na semana passada, com a professora Rosimár Alves Quirino, Pró-reitora de assuntos comunitários e estudantis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em palestra com o tema “Espaços de participação popular”, na Escola Estadual Presidente João Pinheiro.
Ela começou a dinâmica mostrando imagens do fotógrafo Sebastião Salgado, e algumas charges do Henfil, entre outras, pedindo aos alunos que após observação do painel, escrevessem uma palavra ou uma frase sobre o que percebiam, dentro do que até agora foi discutido nos encontros, e que tivesse relação com as imagens retratadas. Surgiram diversas percepções e palavras como Democracia, Justiça, etc... A professora Rosana, uma das coordenadoras do projeto na escola, citou a palavra Complicado, pois, acredita que falar e entender de política é um processo não muito fácil, para quem não está acostumado com o tema.
A palestrante acredita que “a palavra-chave para a conquista e efetivação dos direitos é a participação”. Para ela, Direito é construção coletiva, pois, a democracia não cai do céu.
Ela ainda comentou sobre os espaços de participação direta e indireta e explicando sobre a democracia participativa e a representativa. Por exemplo: o Referendo, o Plebiscito são espaços criados pelo Estado, para consultar o cidadão sobre determinada atitude. Já, na Iniciativa Popular são os cidadãos que propõem ao Estado um tema para ser apreciado. Um exemplo que ela citou foi a Ficha limpa, uma Lei criada a partir da iniciativa popular.
A professora Rosimár falou também sobre a necessidade de se aprender a conviver com as diferenças, que é importante ter pessoas com pensamentos afins perto da gente, no convívio social, mas, que é fundamental para o crescimento do ser humano e enquanto cidadão, aprender a conviver com as diversidades. São elas que fazem com que se mude de opiniões, e se desenvolva e transforme olhares e conceitos, sob diversos aspectos, como a ética, a religião, a política, entre outros.
Rosimár ainda falou sobre Orçamento Participativo, e que acredita que é necessário conhecer sobre orçamento para participar efetivamente desse espaço. “Se você não conhece, acaba votando coisas que é já são obrigação do município fazer. Precisamos conhecer o que é obrigação e o que é necessário, mas não costa como prioridade no orçamento”, diz Rosimár.
Nesta semana, os alunos começarão a visitar locais representativos dos três poderes, para que conheçam in loco a prática do papel participativo. Eles também estão trabalhando com a culminância do projeto, montando uma peça teatral “Cidadania em Cena”. Já produziram bastante material que comporá o primeiro livro do projeto e, também, iniciam essa semana, a Oficina de Comunicação, em que começarão a divulgar as atividades que estão fazendo. A oficina será ministrada nessa terça-feira (10), e contará com o apoio da Jornalista Monica Cussi.
0 comentários:
Postar um comentário