terça-feira, 3 de setembro de 2013
Um minuto da atenção do educador
Professores participantes do projeto Biblioteca Itinerante Alternativa produzem regularmente relatórios das atividades realizadas com os alunos. Veja abaixo a percepção da educadora Marcelena Tomaz da Silva, do Cemei Paraíso, que conta também com a presença da pedagoga Marta Afonso de Miranda:
“Para o tema trabalhado este mês de agosto que é repleto de muito faz de conta e fantasia, preparamos algo diferente para a criançada, três lindos bonecos que ilustram muito bem o nosso folclore: o Saci, a boneca de pano Emilia e Visconde.
O ambiente foi preparado com parlendas e muitas cantigas de roda, mas o melhor estava por vir. O primeiro boneco saiu de dentro de uma bolsa bem devagarinho. E com os olhares atentos e sorriso no rosto, todos receberam os personagens com muito entusiasmo, o que facilitou a interação entre ambos.
O envolvimento das crianças foi tão forte que os bonecos ganharam vida naquele momento. As crianças conversavam como se fosse realmente alguém que entendesse seus sentimentos. Todos estavam ansiosos para falar com os personagens e, principalmente, toca-lós, pois eram atraídos pela beleza e cores vivas.
Era o dia do brinquedo de casa, quando os alunos se agrupam e brincam em um faz de conta. Foi quando uma menina muito ansiosa veio ate mim com uma boneca nos braços e brincando expôs suas queixas como se fosse uma mãe. Percebi, imediatamente, que quando falava, estava usando um meio de desabafar suas próprias ansiedades, como o fato de não querer vir para o CEMEI todos os dias. Foi bem engraçado ouvir que ela mesma concluiu que precisaria tomar algumas medidas com sua filha Emília, a boneca. Iria deixar de levá-la ao shopping, ao Mc Donald´s e, também, ao cinema.
A criança estava angustiada, e com muita tranquilidade entrei naquela conversa pra mostrar que tudo se resolve através do diálogo, e que os pais só querem o bem dos seus filhos, por isso os mandam à escola. Depois que a aluna voltou a brincar com as outras crianças, observei que estava mais tranquila e feliz. Nos dias seguintes pude perceber que mesmo sendo acompanhada pela mãe até a sala de aula, ela já não chorava mais como antes.
Com tudo isso só passo concluir que um minuto de atenção faz toda diferença na vida emocional dos nossos alunos”.
"O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter"
John Dewey
0 comentários:
Postar um comentário