sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Educadores avaliam projeto Aprender a Transformar



Educadores participantes do projeto Aprender a Transformar participaram esta semana do encontro final para troca de experiências e aprendizagens, na Escola Estadual Presidente João Pinheiro. A finalidade foi discutir com os professores do projeto, os pontos fortes e os desafios e dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do projeto, na escola.

A coordenadora do Projeto Aprender a Transformar, Lília Coelho esteve com os professores para avaliar com eles o desenvolvimento das ações propostas, desde o inicio do ano, junto aos do turno matutino e vespertino, da escola.
Lilia fez um breve resumo das ações programadas e executadas até então, ressaltando o que ainda deve ser realizado, até o dia da culminância das ações, prevista novembro. Participaram do encontro cerca de 20 professores e a diretora da instituição, Beatriz Evangelista. Segundo os professores, o projeto propiciou muito crescimento e enriquecimento tanto profissional quanto pessoalmente, tendo em vista, que os temas abordados no curso de formação para o educador, são de extrema importância para despertar o cidadão sobre o seu papel e responsabilidade no exercício pleno de sua cidadania. “A escola mudou, os alunos mudaram suas posturas, diante das atividades propostas pelo projeto”, relatou uma das professoras envolvidas nas ações. 
Durante a conversa, o depoimento de uma professora com deficiência visual chamou a atenção: ela disse que  a instituição é uma escola inclusiva, e que recebe o jornal do senado em braile. Então a partir da implementação das ações do projeto na escola, ela foi despertada para ler o jornal, que até então, ela não tinha o hábito. 
Algumas dificuldades também foram relatadas, sobre as temáticas abordadas no curso de formação para professores, visto que são temas de difícil compreensão, para quem não está acostumado a lidar com ele em seu dia-a-dia, como foi o caso da temática sobre as três peças orçamentárias: Plano Plurianual – PPA, Lei Diretrizes Orçamentária – LDO e Lei Orçamentária Anua –LOA, O Orçamento participativo, e espaços de participação, entre outros. “Os temas trabalhados no projeto foram discutidos durante uma hora aproximadamente, em dias alternados. O intuito foi propiciar mais conhecimento sobre o assunto para, então, os educadores reaplicá-los junto aos alunos em sala de aula”, explica Lília. Ela ainda ressalta: “é difícil mesmo conseguirmos compreender em uma hora de discussão, temas complexos como esses, pois, não estamos acostumados a discutir e vivenciá-los em nosso cotidiano. Mas, se conseguirmos despertar tanto o educador, quanto os alunos para quererem entender um pouquinho mais sobre esse assunto, já ficaremos muito satisfeitos, pois, é assim que começamos... devagar”, pondera.
Muitos outros pontos foram levantados, e que servirão para apontar o que está sendo positivo e o que pode ser melhorado no desenvolvimento do projeto nos próximos anos, principalmente, no que se refere ao curso de formação específica com os professores e a aplicação prática, junto aos alunos.
Lilia analisa ter sido muito positivo o bate-papo com os professores, pois, são eles que nos trazem  o real entendimento do que é possível fazer,  em que tempo, pensando em qual resultado conseguiremos alcançar.
Segundo a diretora, Beatriz Evangelista, dentro de um contexto maior, o projeto foi fantástico e o resultado final muito produtivo, para todos que efetivamente se envolveram. 
O curso com os professores encerrou, mas as ações do projeto continuam, pois, ainda estão em andamento as produções finais das atividades com os alunos, que comporão o primeiro livro do projeto, além da construção e ensaios da Peça teatral Cidadania em Cena. A culminância das ações está programada para acontecer no dia 06/11 no Teatro Vera Cruz.

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