quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Educação Fiscal marca visita de alunos à Receita Estadual


Os alunos e professores da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, participantes do projeto Aprender a Transformar, fizeram mais uma atividade extraclasse nesta quarta-feira (25), quando conheceram as dependências da Receita Estadual (Secretaria de Estado da Fazenda de MG).
A visita começou no auditório, onde os alunos assistiram a um vídeo sobre a Educação Fiscal e cidadania.  Depois as técnicas fazendárias Cynara e Renata, iniciaram uma discussão com os alunos sobre os temas abordados no vídeo e a importância da Receita Estadual, instigando a participação e o olhar crítico dos adolescentes. Eles também receberam um boné e uma revista sobre educação fiscal “Tudo às Claras”.
Logo após, iniciou-se a visitação pelos departamentos, os alunos foram divididos em quatro grupos, e cada um seguiu acompanhado pela professora Selma Kappel e Lilia Coelho, coordenadora do projeto e pelas funcionárias da Receita Estadual: Renata Dias,  Cynara Resende, Graziela e Elciane que acompanharam os adolescentes, às repartições, durante toda a visita.
Os alunos conheceram e conversaram com vários funcionários, entre eles: Marli e Clarkson (ECF e Inscrição Estadual Pessoa Física), Ademar  Barboza (Chefe da Administração Fazendária), Sidney Pimenta Alvim ( Coordenador NAC – Núcleo Acompanhamento Criminal), Lázaro Gonçalves de Araújo (Delegado Fiscal), Aparecida D. Fortes Dias (Superintendente Regional da Fazenda)
Em cada local que passaram os alunos iam sendo recepcionados por diferentes pessoas que respondiam as perguntas explicando sobre o funcionamento do órgão público, como comenta Lilia. “É muito bom perceber a curiosidade e o interesse dos protagonistas em entender como a Receita Estadual faz a arrecadação dos tributos, como esses recursos são repassados para o Estado, qual é o caminho que se deve tomar, para se tornar um funcionário da Secretaria de Estado da Fazenda, entre outros”, finaliza.
Na sexta-feira, 27/09 a visita será realizada à Câmara Municipal e no dia 02/10 os alunos conhecerão como funciona o Ministério Público.







0 comentários:

Postar um comentário